Potência do interior paulista, Estrofe MC lança EP “CatasTroffico”

“Cria” das batalhas de rima, oficinas e shows que movimentam a cena independente da cidade de Bauru (SP), Estrofe MC lança seu primeiro EP digital. Intitulado “CatasTroffico“, o trabalho traz a maturidade lírica do artista de apenas 20 anos, e marca o nascimento do alter ego Troff: o “anjinho do mal”. Dois singles da traklist já estão disponíveis no canal do artista: Xaverô (2019); e Tipo Snoop Dogg (2019). O lançamento está previsto para a próxima quarta-feira (3).

Wesley Santos, vulgo Estrofe MC, começou a rimar aos 10 anos de idade, logo tornou-se integrante do grupo Impacto ZL, no qual foi apresentado para cena regional.

Além disso, o MC é presença constante na produção de artistas da cidade, integra a Equipe Dom Black e tem músicas e projetos com o Coletivo Filhos da Leste.

O domínio do freestyle lhe rendeu o troféu de Maior Campeão de Batalha de Rima pelo 1º Prêmio da Cultura Popular Bauruense, em 2019. “Pelos livros, pela escola, pela quadra, pelo céu da favela e pelo chão da minha quebrada”, como rima nos versos de uma de suas músicas.

Estrofe MC é um dos representantes da nova geração da cena 014 – como é conhecida por causa do número do DDD – em seu melhor estado: vivo, pulsando e rimando.

O EP é uma realização de agentes e produtores locais que entendem a importância do fomento de artistas e projetos da cidade.

Bauru tem uma longa história de resistência e movimentação em torno da cultura hip hop. Foi sede da primeira ONG dedicada exclusivamente ao Hip Hop no centro-oeste paulista, no início dos anos 2000, e hoje berço do maior festival de hip-hop 100% gratuito da América Latina, o Semana Hip Hop, evento que se tornou Lei Municipal em 2013.

Foto: Jéssica Bayo

“Assim como eu vi a cena da cidade crescer, a cena da cidade também me viu crescer. Quem me via e quem me vê, nota a evolução. Assim como eu também noto a evolução da cena por aqui. Sei histórias, conheço os talentos, os militantes, as pessoas envolvidas e elas me conhecem. É uma troca recíproca.”

A trajetória do MC sintetiza a importância da movimentação local para o trabalho dos artistas e das artistas, mostrando que não é só a capital que “sustenta” o rap paulista, há potências também no interior. Destacar essas agências efetiva o movimento de descentralização dos polos culturais, que vem se consolidando por todo o país há algum tempo.  

O EP “CatasTroffico” promete um Estrofe MC que veio para afirmar o seu lugar, apresentando maturidade lírica, sagacidade nas rimas, consciência política, curtição de rua e um bom bate-cabeça.

Ouça o single “Tipo Snoop Dogg”  :

Ficha Técnica
Produção Executiva: Estrofe MC
Letra e Voz: Estrofe MC
Produção Musical: Rubi Records / Samurai Records
Mixagem / Masterização: Rubi Records
Identidade Visual: Gabriel Rangel
Fotografia: Oficina Lumia
Assessoria de Imprensa: RPretas
Planejamento Estratégico: RPretas
Fotos de divulgação: Jéssica Bayo