Fortalecendo as mulheres por meio do hip hop, Rima Q Age acontece em setembro em Volta Redonda

Volta Redonda é berço de grandes artistas e em setembro, a cidade será palco de um evento de arte urbana inédito na região: o Rima Q Age. O projeto, que tem o objetivo de fortalecer as mulheres por meio do Hip Hop, terá a apresentação de grupos artísticos em cada elemento do Hip Hop (Rap, Dança, Discotecagem e Graffiti). Gratuito, o evento será realizado no dia 17 de setembro no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, em Volta Redonda, no bairro Retiro, das 14 às 22 horas.

O Rima Q Age é produzido pela rapper Ju Dorotea, uma das principais representantes femininas do Hip Hop na região Sul Fluminense. Sua iniciativa foi premiada no Edital de Microprojetos Favela Criativa e hoje compõe o programa Territórios Culturais em Rede, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

A artista explica que o Rima Q Age tem como objetivo empoderar as mulheres envolvidas em culturas urbanas, potencializando suas ações.

Independente da região que se avalie, a presença feminina em atividades como graffiti, skate e música é menor, pois existem muitos obstáculos a serem enfrentados, como a falta de credibilidade e espaço para expor sua arte. Acredito que a conscientização se dá através de conhecer o empenho de mulheres que já tem um trabalho estruturado e reconhecido, por isso a importância de priorizar a arte feminina na programação”, declarou.

O Hip Hop é um movimento de inclusão presente em diversos países e tem forte influência nas periferias. Os elementos do Hip Hop (Rap, Break, Discotecagem e Graffiti) serão abordados no evento com oficinas, exposições e shows musicais gratuitos.

O Rima Q Age traz para Volta Redonda várias atrações de peso, como o grupo D’Origem de São José dos Campos, com forte presença no Vale do Paraíba, entre os DJ’s estará a DJ Tamy, residente da Festa Crewolada (a maior festa de Black Music Cristã) que é discoteca no programa de rádio A Voz das Periferias, junto com Mv Bill e Dj Jota L no Rio de Janeiro.

Além de atrações musicais, o evento terá apresentações de dança e workshop com o grupo Conexão KM de Quatis e Manifesto BGirls, primeira crew feminina do Rio de Janeiro composta por 8 mulheres de diferentes partes do estado, e contará também com a exposição Divas Irmãs de Sangue, do graffiteiro Mr. Fred.

O Rima Q Age é patrocinado pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ministério da Cultura, tem parceria institucional da Light, Anaeel, e apoio da UBM e da M&A Estratégia.

Confira a programação completa na página do Rima Q Age.

Ajude o Rima Q Age

Para fazer parte desta busca pela igualdade por meio do Hip Hop, está no ar uma campanha de arrecadação virtual que proporciona brindes personalizados. O valor arrecadado possibilitará uma programação especial, abordando todos os elementos do Hip Hop de forma totalmente gratuita para o público.

Pode-se contribuir com qualquer valor, mas contribuindo com R$30 leva a camisa do Rima Q Age! Se você tem uma marca ou empresa ou é uma pessoa de negócios e deseja colaborar, há a possibilidade de obter divulgação no evento. Para mais informações, acesse o site do Kickante.

[su_spoiler title=”SERVIÇO” open=”yes” style=”simple” icon=”plus-circle”]

Rima Q Age
Dia 17 de setembro
Local: Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, em Volta Redonda, no bairro Retiro.
Horário: partir das 14 horas.
Contato: Luisa Ritter (24) 998435247

[/su_spoiler]