Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

RND Recomenda: Conheça a Ujima Gang; grupo de grande atuaçoes culturais e seu primeiro Single U.G

Niterói (RJ) mesmo sendo berço de diversas relíquias do rap nacional, tinha uma cena esfriada do resto do pais, principalmente pela falta de investimento na cultura. Mas alguns projetos e inciativas culturais, de jovens de atitude surgem sempre que o estado é critico; a Ujima Gang é uma dessas iniciativas.

A Ujima Gang surgiu dessa necessidade, dessa falta de cultura em espaços públicos. O grupo que reúne multiartistas do Rio de Janeiro e de SP teve incio em 2016; todos com a vontade de enaltecer sua cultura, além de leva-la a todos os cantos da cidade. Ujima significa “trabalho coletivo e responsabilidade” em Suaíli e é um dos sete princípios  do Kwanzaa, celebração cultural afro-americana.

Deles vem o Baile da UG, já uma referencia na cidade, tendo inicio e sendo como principal palco a Praça da Cantareira, ponto de encontro da juventude de Niterói. Levando musica negra e tudo que é proporcionado pela mesma, pra literalmente o centro da cidade, pra enraizar de vez essa iniciativa.

O coletivo em ascensão foi convidado a apresentar o trabalho em outros espaços culturais de Niterói, como MACquinho, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Centro de Artes UFF. Eventos em parceria com Bombando Brinque, Roda Cultural da Cantareira, e outros. Fora as apresentações em festivais Interculturalidades, como o RedBull BreakTime Sessions.

O coletivo tem um grande contingente, todos com suas especialidades artísticas, confira os integrantes:

Alcelino Santos (Alceu) – Cantor, poeta, ator e artista visual
Andrei Alcantara (Drei) – DJ, rapper, produtor cultural, produtor musical e beatmaker
Bruno Costa (Brunin) – Rapper e mestre de cerimônias (MC)
Ciana Lopes – DJ, atriz e cantora
David Bernardes (Daviu) – DJ, cantor e produtor cultural
Heron Luis – Produtor executivo, produtor cultural, técnico de som e DJ
Jacqueline Gomes (Jaquelone) – DJ, atriz e poetisa
João Caetano (JOCA) – Mestre de Cerimônias (MC), rapper, percussionista e compositor
João Pedro Baraúna – fotógrafo, artista visual, poeta, produtor cultural
Leo Santos – Rapper e financeiro
Marlon Bruno (Mabru) – DJ e produtor cultural
Matheus Cabral (2mec) – Rapper e poeta
Sammuel Nogueira (Samaloz) – Rapper, artista visual e poeta
Silvio Brandão (SLV) – Poeta e modelo
Thomas Mariano (Sol Crespo) – Fotógrafo, produtor cultural e youtuber
Wallace Rosa (Wala) – Fotógrafo, produtor cultural e artista visual

O coletivo lançou seu primeiro single no ultimo dia 20; o som intitulado “U.G” foi muito compartilhado nas redes sócias, o que mostra a força da grupo. O som mostra um pouco da vivencia dos artista, com uma identidade atual, onde é apresentado o movimento e a estética do grupo.

No single, o qual teve toda uma produção audiovisual conta com a participação de diversos integrantes; rimam os rappers Samaloz, Alceu e Joca no beat de Drei. Com imagens de Walla, Sol Crespo e Baraúna inseridos no clipe e como capa. A gravação foi feita no estúdio O Quarto e a produção ficou por conta de Reurbana.

A capa do Som é uma referencia a capa do disco “ou panis et circencis”, um clássico da Tropicália. Relembrado do passado, e da importancia do movimento artistico que lutou contra a ditadura, a obra foi captada nas lentes de João Pedro Baraúna.

Confira abaixo o primeiro single da Ujima, um grupo que vai dar muito o que falar ainda esse ano, diretamente de uma obra de arte vinda de uma cidade fértil ainda.