Feliz aniversário Eduardo Taddeo!

Hoje, o auto-proclamado locutor do inferno, Carlos Eduardo Taddeo, completa 41 anos de vida. O rapper, escritor, palestrante e ativista nasceu em 24 de agosto de 1975, no cortiço do Glicério, no centrão de Sampa. Filho de faxineira, Eduardo é considera um dos melhores e mais influentes rappers do Brasil.

Sua infância foi dura, seu pai tinha outra família e as dificuldades se agravaram com o afastamento gradativo da figura paterna, que fizeram com que a mãe e os quatro filhos fossem morar em pensões, com banheiros coletivos. Aposentada por invalidez, com o mal de Chagas, “às vezes ela pedia esmola ou cesta básica na igreja”. Segundo depoimento pessoal, “às vezes, só tinha arroz e o feijão era aquela água”, o que o obrigava a ajudar a mãe pegando frutas e legumes nos fins de feira.

Eduardo foi a mente pensante do subversivo grupo Facção Central, fundado em 1989. Por lá lançou 7 álbuns, com destaque para disco duplo “Direto do Campo de Extermínio, que levou o prêmio Hutúz de melhor álbum em 2003. Liderando o Facção, passou por censura e acusações de “apologia ao crime“, que serviu como munição para a faixa “A Guerra Não Vai Acabar” (2001):  “Aí promotor, o pesadelo voltou, censurou o clipe mas a guerra não acabou; ainda tem defunto a cada 13 minutos das cidades entre as quinze mais violentas do mundo“, rima — esse foi o clipe censurado:

Em 2012, lançou seu primeiro livro, “A Guerra Não Declarada na Visão de um Favelado“. Em março 2013, Eduardo anunciou sua saída do Facção por conta de algumas desavenças entre os membros. Já em dezembro de 2014, Eduardo fez sua estreia em carreira solo com o disco duplo “A Fantástica Fábrica de Cadáver“, que rendeu dois clipes produzidos pelo Vrass77 que hoje somam mais de 3 milhões de views.

Eduardo faz palestras por todo Brasil e periodicamente visita a Fundação Casa. Apesar de não ter concluído seu ensino fundamental ele incentiva em entrevistas, shows e palestras, os jovens da periferia a estudarem alegando que ter um diploma e estar bem informado é mais audacioso que portar metralhadoras.

[su_spoiler title=”VEJA TAMBÉM” open=”yes” style=”simple” icon=”plus-circle”]

Ferréz entrevista Eduardo na quebrada onde o rapper nasceu

[/su_spoiler]

Deixamos aqui nosso sinceros parabéns a um dos rappers mais íntegros e sóbrios do mundo. Feliz aniversário Eduardo, você é parte fundamental dessa revolução — confira o rapper agradecendo pelos salves no aniversário:

Eduardo manda um salve e agradece a todos pelas mensagens no dia do seu aniversário.

Publicado por Eduardo – A Fantástica Fábrica de Cadáver em Quarta, 24 de agosto de 2016