Conheça a campanha "Jovem Negro Vivo", que tem Criolo em sua trilha sonora

A organização não governamental Anistia Internacional lançou no último domingo (09) a campanha Jovem Negro Vivo, que tem como objetivo chamar a atenção e mobilizar as pessoas para o alto numero de mortes de jovens no país, em especial entre a juventude negra.

“Além de ser um país com um dos maiores índices de homicídios no mundo, o Brasil está matando mais seus jovens e, entre estes, os negros. Os números são chocantes. Dos 56 mil homicídios que ocorrem por ano, mais da metade são entre os jovens. E dos que morrem, 77% são negros. A indiferença com a qual o tema é tratado na agenda pública nacional é inaceitável. Esteve presente de forma tímida no debate eleitoral, está fora das manchetes dos jornais. Parece que a sociedade brasileira naturalizou esta situação”, afirma Atila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional Brasil.

Apesar dos altíssimos índices de homicídio de jovens negros, o tema é em geral tratado com indiferença na agenda pública nacional. As consequências do preconceito e dos estereótipos negativos associados a estes jovens e aos territórios das favelas e das periferias devem ser amplamente debatidas e repudiadas.

Pensando nisso a AI (Anistia Internacional), criou um manifesto para que nós possamos assinar e contribuir para que esta discussão seja tratada com mais afinco entre as governanças desse Brasil.

E não tem estilo musical melhor que o Rap para fazer frente a esta ação, por isso Criolo chegou logo com o single “Duas de Cinco” no curta da campanha, que está sensacional, pois consegue sintetizar a realidade dos jovens no país.


[su_spoiler title=”O que é a Anistia Internacional?” open=”yes” style=”fancy”]
A Anistia Internacional é um movimento global com mais de 3 milhões de apoiadores, que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. Está presente em mais de 150 países. Todos os dias, alguém, em algum lugar do mundo, recebe apoio da Anistia Internacional.

O compromisso da Anistia Internacional é com a justiça, a igualdade e a liberdade.
A organização é independente de qualquer governo, ideologia política, interesse econômico ou religião. É financeiramente autônoma. Suas atividades são financiadas principalmente por membros e apoiadores, além de doações públicas.
Qualquer cidadão do mundo pode se tornar membro da Anistia Internacional e ajudar a fazer uma diferença real no mundo. O trabalho de pesquisa desenvolvido permite a descoberta de fatos e leva à demanda por mudanças. Sua atuação visa mobilizar e pressionar governos, grupos armados e empresas para promover e proteger os direitos humanos.
Para a Anistia Internacional, quando o direito de uma pessoa é violado, o de todas as outras está em risco.

[/su_spoiler]