A menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos, a Prefeitura do Rio começou o “envelopamento” da cidade.
Por “envelopar” entende-se um processo de embelezamento, pelo qual passa a instalação de adesivos, bandeiras e painéis que custaram aos cofres públicos R$ 750 mil, segundo a Secretaria de Turismo do município.
Um dos locais enfeitados no fim de semana foi a Linha Vermelha, via expressa de acesso ao Aeroporto Internacional do Galeão, onde desembarcarão turistas e atletas que competirão nos Jogos, cujo início é 5 de agosto.
“Essa ‘adesivagem’ no painel acústico ali da Linha Vermelha dá um movimento. Não é para esconder a favela, nunca foi. É para decorar e botar a cidade no clima olímpico“, disse à Folha o secretário de turismo Antonio Pedro.
Segundo ele, a instalação dos adesivos nos painéis que ficam, por exemplo, em frente ao Complexo da Maré, custou R$ 200 mil ao município.
Os painéis, que começaram a ser erguidos em 2010, têm 3 metros de altura e ocupam um trecho de cerca de 7 km, muitos deles já pintados anteriormente.
A Prefeitura é responsável pelo “look” da cidade, enquanto o comitê organizador da Rio-2016 cuida do visual dos Jogos, ou seja, dentro das arenas de competição. Ambos seguem o mesmo padrão gráfico e estético.
Outros pontos da cidade já receberam ou ainda vão receber esta maquiagem olímpica, como a avenida Brasil, o túnel Engenheiro Coelho Cintra (conhecido como Túnel Novo), a orla da zona sul, Aterro do Flamengo etc.
Texto de Marcel Merguizo e Paulo Roberto Conde - Folha
E você, concorda com o secretário ou acha que esse dinheiro poderia ser destinado a fatores mais urgentes?