‘Humor sem limites’. Esse é o lema de Zap-nSANo, alter-ego do rapper Zap-san, que faz sua estreia nesta quarta-feira (14) com o single ‘Zap is back‘. O lançamento marca a criação de um personagem “insano” energizado pelo rapper de Sorocaba, que em março do ano passado lançou seu primeiro álbum, chamdo ‘A Importância Disso‘.
“Usei a ideia de um personagem justamente para seguir um conceito de ‘atuação’. Embora nossa proximidade seja explícita, o Zap-nSANo diz coisas que, normalmente, eu não diria”, explica Zap-san, que também está finalizando seu segundo trabalho autoral, um EP que deverá se chamar ‘Grades do Mundo’.
“O Zap-nSANo é um cara bipolar, que ataca e, no mesmo espaço, se desculpa. Ainda assim, o propósito é contestar ideias e conceitos, e não idealizadores ou pessoas – espero que as pessoas entendam isso. A intenção é criar algo mais bem humorado no rap, para fugir desse estereótipo de seriedade ou até caretice com o qual muitos se habituaram.” explica Zap San, sobre o personagem, que lembra de forma positiva o Slim Shady, o alter-ego do Eminem, que fez muito sucesso nos primeiros discos do rapper americano.
[ytp_video source=”NPOeWtQSRFE”][su_spacer]
Preparado para contra-ataques à sua rajada de críticas na canção “Zap is back”, Zap-san (ou “nSANo”) acredita que incomodar também é um papel da arte. “Toda unanimidade é burra. Sei que muita gente até vai concordar com o que o Zap-nSANo diz, mas não vai ter coragem de admitir isso publicamente e, depois de rir bastante de tudo, vai voltar à sua rotina de diplomacia, fingindo que não viu ou não concordou com o conteúdo”, arrisca Zap-san. “Ainda assim, as críticas terão sido válidas. A missão desse personagem é essa, causar esse diferencial de usar o humor como forma de chacoalhar o senso crítico dos ouvintes.”
Influenciado por artistas de stand up comedy e por veículos de humor do hip hop brasileiro, como a página do Facebook denominada Ol’Darth Bástarde (que até é mencionado na música), Zap-nSANo acredita que não há limites para o humor. “Muitas vezes, o ‘politicamente correto’ acaba sendo uma autocensura e acredito que, no campo do argumento, quem não deve não teme. Antes de serem críticas, as rimas desse personagem são um estímulo à reflexão sobre temas delicados que envolvem os bastidores do hip hop”, opina Zap-san.
‘Zap Is Back‘ tem produção musical de Nixon Silva.
[su_button url=”http://104.248.15.2.br/27531/zap-san-zap-nsano-zap-is-back-single/” target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ size=”6″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: download”]Baixe grátis a música ‘Zap Is Back'[/su_button]