No dia 27 de novembro de 2001, o rapper Ludacris lançou seu segundo álbum, o “Word of Mouf“. Este disco foi muito bem sucedido, estreando na terceira posição na Billboard 200 e vendendo 281 mil cópias na primeira semana. Também recebeu aclamação da crítica, sendo nomeado para o Grammy como melhor álbum de Hip Hop, perdendo para o também aclamado “The Eminem Show“. Este é o trampo (álbum) mais vendido do Ludacris e tem certificado triplo de platina, vendendo 3.674.000 cópias, apenas nos Estados Unidos.
O álbum de estréia de Luda, “Back for the First Time“, alcançou a posição número quatro na Billboard 200 e serviu de plataforma de lançamento para o novo som que foi refinado em “Word of Mouth”. Contendo hits como “Roll Out“, “Area Codes” e “Move Bicth“, é fácil ver por que o “Word Of Mouf” chamou a atenção. A produção desse projeto, que ficou na responsabilidade de nomes como Swizz Beatz, Timbaland e Jazzy Pha, ajudou a definir o tom da música rap do início dos anos 2000.
“Word of Mouf”, como um todo, incorporou muito do que o rap do sul dos EUA foi na década de 2000. Músicas para pistas, como “Move Bitch”, capaz de animar qualquer festa. E haviam sons que te faziam ficar pensativo, com histórias ricas, como “Growing Pains“.
A diversidade de estilos que este álbum forneceu satisfazia uma infinidade de ouvintes. Após este projeto, Ludacris finalmente alcançou o topo das paradas com o álbum mais vendido em 2003 na Billboard 200, com “Chicken and Beer“, em 2006 com “Release Therapy“, conquistou o Grammy de Melhor Álbum de Rap.
Hoje Luda é uma figura notória no Rap, dono de uma levada única. Com várias aparições no cinema, seu último álbum foi lançado em 2015, o “Ludaversal“, mas hora ou outra ele sempre solta algum single. Ouça mais uma vez “Word of Mouf”, o disco que ajudou a moldar uma lenda.