Vaine lança videoclipe da faixa ‘Engenho de Dentro’, em parceria com Natania Borges

No último dia 1 de agosto, o rapper Vaine lançou o videoclipe do single “Engenho de Dentro”, com participação de Natania Borges e produção musical de Dj Ávner.

Dirigido por Moviola Mídia Livre, o clipe da faixa contida na mixtape “De 011  a 034”, entrega uma sequência no formato “Underwater” que discute sobre como o artista sente-se sufocado e, ao mesmo tempo, acomodado em meio às suas crises existenciais. 

No clipe, vemos Vaine sendo seu próprio prisioneiro. Até onde o peso das memórias o levará? No afogo de uma vida em um momento de crise existencial, ele tem objetos jogados em seu mundo e sua importância está na atenção dada a cada um. O curta-metragem, no formato de suspense, tende a transmitir o conflito interno e pessoal vivido. No clímax, quando a corrente cai, vemos que ele é livre para sair, mas, por fim, decide se aprisionar. Entendemos a apatia do personagem que parece acomodado com a situação. A melancolia é um estado de tristeza permanente que leva o sujeito que sofre da mesma a não se interessar por nada a seu redor. O artista faz de seu mundo de delírio a vida e arte. 

Vaine encara o rap como uma ferramenta para contar histórias, desde seu surgimento dentro da cultura hip hop. A mixtape “De 011 a 034”, seu primeiro trabalho completo, traz as vivências do artista no percurso de São Paulo-SP à Uberlândia-MG, em busca de entender seu trabalho e lugar no mundo, numa tentativa estética de tornar-se aquilo que se é, criando narrativas sobre as dores e prazeres de se viver no Brasil atual. Das batalhas de rima aos palcos do circuito cultural uberlandense, o rapper entende que o diálogo é a forma mais efetiva de comunicar seu trabalho, por isso suas músicas tratam de coisas pequenas, comuns, cotidianas que, cedo ou tarde, cruzarão com as histórias e o dia-a-dia do espectador.

Confira o videoclipe de “Engenho de Dentro”.