Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Shan lança o EP Miopia e mostra o seu perfil com um mix de sujeira e desabafo

Dropado no dia 13 de dezembro de 2018, mas com uma ideia embrionária desde 2010-2011. Foi esse o período de “gestação” do EP Miopia, primeiro maior trabalho solo do rapper soteropolitano Shan, que seguramente fez da sua estreia um dos melhores trabalhos do ano da cena local.

Para construir uma obra coesa ao longo de 7 faixas, o MC de Salvador contou com a produção musical de Filipe Mimoso (integrante do selo musical e estúdio criativo GANA), que desenvolveu toda a engenharia dos beats em sessões de estúdio ao lado de Shan, no Kfeinna Rec, e de Mayara Ferrão, também integrante da GANA e responsável pela capa e fotografia do EP.

“Pegue a visão pra ver
É mais que enxergar
Cê pode se cegar, com a Miopia”

“Na verdade, ‘Miopa’ era uma faixa só, falando sobre a questão de entender melhor o que nos cerca, de procurar ver a realidade das coisas, mas depois se tornou algo bem maior. Eu passei por uma mudança assim, pessoal, e resolvi fazer o EP falando sobre essa mudança de visão. Esse aprendizado é uma viagem que eu quis transmitir”, comenta Shan.

Original de Salvador-BA, o rapper Shan lançou um dos trabalhos mais coesos da cena local em 2018

E é exatamente isso o que o rapper conseguiu transmitir. Ao longo das 7 faixas, o público percebe um artista que não escreve seus versos apenas para completar linhas de uma música. O cuidado com que cada letra foi escrita é a grande magia de “Miopia” e a construção de um universo próprio extremamente autoral é natural e acertada.

A obra transmite, acima de tudo, as percepções e os desabafos de Shan, ao longo de sua maturidade como homem. E, também, não falta vivência, uma coisa que todo MC precisa ter. No fim, o que vemos é uma trampo verdadeiro, independente no melhor sentido da palavra e certamente original.

Fazendo “rima suja desde 2009“, como o próprio afirma na primeira track do EP – “Caneta Suja” – Shan não poupou referências e sujeira para contar a suas histórias de vida e da cena do rap, algo que o próprio conhece de perto há quase 10 anos.

“Sou SHANmurai Jack!”

As referências orientais não poderiam ficar de fora das referências do EP Miopia. Como fã da cultura, Shan traz uma track com total homenagem ao estilo oriental em “Tipo Samurai”, e traça um interessante paralelo dos valores dos samurais com os seus próprios.

Como é a pauta do EP, a obra ainda traz tracks com camadas interpessoais como “Mundo dos Tortos“, “Noites Descartáveis“, o lindo interlúdio de “Hipocrisia, Equívocos e Contradições” e “Miopia”, onde Shan mostra de forma ácida seu lado mais humano, onde reconhece erros e versa sobre as falhas da sociedade ao nosso redor. Sexta faixa do EP, a track “Diaba” dá o toque de sexysong da obra.

Tracklist

  1. Caneta Suja
  2.  Tipo Samurai
  3.  Mundo dos Tortos
  4.  Hipocrisia, Equívocos e Contradições
  5.  Miopia
  6. Diaba
  7.  Noites Descartáveis