Se o assunto é Grime e Drill, Fortal tem uma seleção, ouça agora o EP “Fortal Grime & Drill”

O EP intitulado “Fortal Grime & Drill” é um projeto musical colaborativo, realizado pela marca de streetwear fortalezense Zero Oito Cinco (085) e o selo YPR Gang.

Playlist do EP “Fortal Grime & Drill” no YouTube.

Tendo como intuito principal de formentar a cena do Drill e Grime num projeto que uniu diversos MC’s que vem construíndo o seu destaque em vários segmentos do hip-hop e funk aos formatos Londrinos nos tradicionais 140bpm, sendo a produção inteiramente feita por artistas locais, desde as batidas até a finalização do projeto final, incluindo fonograma e clipes, passando pela gravação e engenharia de áudio.

Desde o ano de 2019 a iniciativa de realizar um projeto Grime vinha sendo idealizada e construída por alguns produtores locais, porém a escassez de tempo e recursos fez com que o projeto não tivesse andamento. O CEO/idealizador da marca 085 Denilson Uchôa e os produtores Jef Cruz aka “SVX” e Big Alien após uma junção de idéias, tocaram o barco e concretizaram de fato o projeto musical, com muita maestria diga-se de passagem.

Jef Cruz A.K.A “SVX”

A ideia do EP surgiu de forma natural, partindo inicialmente pela identificação da estética brasileira de UK Drill e Grime, assimilada com a vivência cotidiana nas periferias fortalezenses, tanto na parte visual, como na lírica.

O EP contém 4 faixas que mais parecem um soco no queixo, um verdadeiro nocaute sonoro, começando com “Fantasma da ópera” e as rimas letais de Catatau e Big Leo, retratando a vida nas ruas do Pirambu e a produção de Nigeria Boy chegando no UK Drill, logo após “SINTERA” que traz a mescla com os timbres do funk carioca como principal influencia e as linhas de Zetsu e Duarte das ruas, passando agora pra “Atividade” que traz novamente Nigeria na produção e rimando também, Denar0 chega somando com suas rimas nesse som que é o lado grime do projeto, e com G maiúsculo, e pra finalizar o trampo a faixa “Vai me ver de novo” conta com as linhas dos mc’s Big Alien, DoMonte e Sora, com a sonoridade voltada pro Drill Funk,  O destaque da faixa fica por conta da sinergia dos 3 MCs, onde cada verso se completa de forma bem construída, finalizando o EP com chave de ouro.

TrackList do EP.

Essa é a consolidação do time e do projeto, que contou com produtores que já vinham desenvolvendo trabalhos nas sonoridades inglesas, tais como SVX e Nigeria Boy para a produção dos instrumentais. Denilson articulou e assinou toda a parte do Audiovisual, incluindo fotos e design de capa. Big Alien somou finalizando os arranjos, fez a direção artística dos MCs nas captações de vozes no estúdio da YPR Gang e fez o processo de mixagem e masterização, para dar o toque final do projeto.

Ouçam sem moderação, isso é “Fortal Grime & Drill“.