RND Entrevista: Conheça Noia, jovem rapper baiano, que liberou seu novo single, “Frio”

Noia é uma das promessas da nova geração de rappers de Salvador (BA) e já rima há 4 anos. O músico era integrante do grupo NEFronts, porém, no último ano optou por seguir carreira solo. Frio, que inicia essa sua nova fase, já está disponível nas principais plataformas de streaming. O trabalho, lançado no último dia 22, foi produzido por Dactes, componente da 999 — gravadora e produtora cultural de Baco Exu do Blues. Segundo Noia: 

A música nada mais é do que um desabafo. Feito em um momento da minha vida no qual eu estava confuso, perdido e nem acreditava em mim mesmo. Esse som é uma forma de dizer para mim mesmo: ‘acredite em si, pois você não está sozinho’.  —  Noia

A faixa contou com o lançamento de um videoclipe, que teve sua estética e narrativa de enredo moldada pela dualidade de suas personalidades, ou, como o próprio rapper nos disse, de sua pessoa e seu ego. 

Noia contou que já acompanhava os trabalhos de Dactes, mesmo antes de começar a colaborar com o integrante da 999, e também comentou sobre sua relação com o produtor: 

É uma parceria que já ocorre desde que eu comecei, ele me apadrinhou, grande parte do que eu sei hoje em relação a música, autotune, voz, como me portar numa música eu devo a ele. Ele me ensina muito. —  Noia

“Frio” se trata de um single, porém, o final do clipe conta com uma prévia de sua próxima música, “T’challa”. Noia está preparando uma sequência de 3 singles, que, segundo ele, “se conectam e estão amarrados”. O som que inicia essa trinca de lançamentos também contou com um merch, que conta com a venda de camisetas. O rapper participou como diretor criativo, junto com seus amigos, donos das marcas BC.INC STREET WEAR e TNB, e explicou como surgiu a ideia do merch e sua intenção com a parceria: 

Sempre quis abrir uma vertente pro lado da moda. O meu projeto enquanto artista é trazer um audiovisual e inserir tudo que acredito que seja arte. Nunca foi só sobre música, claro que ela é uma peça fundamental do quebra-cabeça, mas a música atrelada a um bom trabalho audiovisual interativo, para que você consiga imergir naquele projeto, naqueles 4/5 minutos que você estiver assistindo. O merchandising é parte disso, a moda, a estética. —  Noia

A música já havia sido gravada em 2018, porém, a prévia foi reformulada e liberada publicamente apenas no dia 22 de outubro desse ano (2020). Noia disse que fez ela de freestyle na época, e gravou só pra não perder a melodia. 

Ao final da entrevista, o jovem artista, do underground da cena do rap da Bahia, nos contou que Noia é seu sobrenome, de origem italiana. Ele disse que seu nome já era motivo de brincadeiras, mesmo antes de entrar no mundo da música, mas como todos já o conheciam dessa forma, ele adotou seu próprio sobrenome como seu nome artístico. 


Informações sobre o artista Noia: 

  • Nome: Luiz Filipe Noia Santos da Silva 
  • Data de nascimento: 12/06/2001
  • Idade no momento da entrevista: 19 anos
  • Local de nascimento: Salvador, Bahia