Após twitter afirmar, Spotify comprova: Rap é o estilo mais ouvido do mundo

No inicio de 2015 o twitter fez uma pesquisa para medir a popularidade de cada gênero musical durante o buzz do Grammy, a conclusão foi o que todo amante do hip hop imaginava: o rap é o estilo musical mais popular da Terra.

Agora, o serviço de streaming de música mais popular do mundo, Spotify, mostra mais uma vez, com dados amplos, que o Rap é popular em toda parte do mundo, inclusive no Brasil.

O Spotify criou o “Mapa-Mundi Musical“, um mapa atualizado duas vezes por mês que analisa todas as execuções na plataforma e mostra o que está sendo escutado em mais de mil cidades diferentes ao redor do mundo.

Ao navegar pelo mapa, podemos clicar nas cidades disponíveis e acessar a playlist com as musicas mais executadas. Em Sampa, por exemplo, o rap domina as listas com Rael e Projota no topo. Em Brasilia, o grupo 3 Um Só está entre os mais tocados. Nos EUA nem precisa citar, o Hip Hop reina. Na Europa, os estilos populares são mistos, mas o rap também tem espaço considerável. Já na Africa e Asia, o serviço não tem expressividade.

Se um artista já estiver entre os mais tocados em uma cidade, ele não estará na playlist das mais tocadas em outras, não permitindo repetições. Assim, a regionalidade se mostra presente.

O importante é que o rap é o único estilo que está espalhado por todo o globo, em praticamente todas as playlists o Hip Hop esta bem representado com músicos do gênero.

No mês passado, o Spotify anunciou ter 75 milhões de usuários ativos.

Como usar:

Clique nos pontinhos verdes que representam a cidade de seu desejo e você verá o link para a playlist das musica mais tocadas do local. Basta clicar no link e você entrará na plataforma Spotify — você precisará estar logado na plataforma para ter acesso a playlist completa.