Em meio a tantas crises, tanto no mercado econômico como no setor fonográfico, a música vem descobrindo novas formas de sobreviver e os artistas da nova era vem demonstrando cada vez mais competência alcançando sustentabilidade trabalhando de maneira independente, sem o apoio de algum selo ou uma grande gravadora. Em uma época onde a internet esta se tornando cada vez mais o maior veículo de comunicação, vários serviços digitais tem contribuído para a expansão do alcance do conteúdo enviado para a nuvem.
Seguindo essa onda virtual, o grupo de rap Atentado Napalm entrou o ano de 2016 a todo vapor. Eles que vinham já há quase dois anos trabalhando nas músicas do seu novo disco que se chama Outra Gravidade, está aproveitando o bom momento da música rap – considerada em 2015 pelo Spotify a música mais ouvida no mundo – e produzindo uma grande quantidade de conteúdo digital para seu público. Desde fevereiro o grupo vem lançando um vídeo clipe de uma música inédita do cd a cada mês. Com trabalhos de produção amadora, porém de excelente qualidade a rapaziada do Napalm veio chamando atenção e despertou o interesse de grandes produtores que por sua vez contribuíram para o aumento da qualidade de seus vídeo clipes. Mesmo com todos estes lançamentos, o grupo não para por ai, e o seu grande trunfo ainda é o seu segundo álbum “Outra Gravidade“.
O disco vem sendo preparado pelo grupo desde 2014 e contém 17 faixas, sendo que no seu lançamento serão 11 inéditas. Até o momento foram lançadas as músicas “Caminhando Na Escuridão“, que teve participação da emblemática figura do rap Patrick Horla. O vídeo clipe da música, lançado dia 04 de fevereiro, foi uma produção totalmente independente. O roteiro e figurinos do clipe forma dirigidos pelo grupo, e as imagens e edição feita pelo Buneco, integrante do grupo.
Já em março eles validaram o mês com o vídeo clipe da música “G.D.D.D.M. (Guangue Do Dedo Do Meio)” que teve participação do grupo goiâno K’Ment. Com mais um trabalho de produção independente o grupo tomou conta desde o roteiro até a finalização do clipe, contado com o apoio das amigas publicitárias Elisabeth Alexandre, Emily Carrijo que contribuíram com roteiro, figuração e imagens eles conseguiram mais uma vez emplacar um trabalho cheio de humor e originalidade.
Em abril não lançaram nenhum vídeo clipe, mas não foi por isso que o mês passou em branco, no dia 25 de abril, através do Rap Box, canal de internet administrado pelo estúdio Casa 1 que visa divulgar os novos grupos de rap da cena, o Atentado deu uma entrevista falando do seu novo disco e ainda fez um live Studio de mais uma música inédita que compunha o disco chamada “Golpe Fantasma“.
Logo na sequencia, em maio, desta vez em parceira com o produtor Thiago Santino, em seu primeiro trabalho juntos, foi a vez da música “Vampira“, um rap alto astral feito para tocar nas pistas de dança. Abordando tema de conquistas e sensualidade, o grupo lançou seu primeiro trabalho com um toque a mais de profissionalismo. O clipe teve ainda a graça da modelo Cris Krause que interpretou a vampira sugadora de desejos dos rapazes.
https://www.youtube.com/watch?v=02oOUS4Of8U
Neste mês de julho o grupo pretende de lançar 3 vídeo clipes, e ainda o seu novo disco, e olha que a meta vem sendo cumprida como planejado. Neste dia 05 de julho será lançado o vídeo clipe da música “Andarilhos“, que foi feito em parceria com o estúdio Casa 1. A musica ainda teve a participação do rapper Froid, integrante do grupo Um Barril De Rap. Apesar de novo, Froid tem ganhado grande respeito e reconhecimento na cena da música rap pelo seu estilo único de cantar, e já é considerado uma das maiores revelações do rap em 2016. A música “Andarilhos” fala justamente sobre o momento da vida que eles estão atravessando, em vagar pelo mundo em busca da realização de um sonho que é fazer música.
Já para a semana seguinte, está no cronograma o lançamento de mais um trabalho, desta vez com a participação do Coruja BC1, um rapper paulista que está prestes a lançar seu novo disco “#NDDN” e que está entrando com tudo na cena do rap. Nesta parceria a coisa promete esquentar, ambos os artistas reconhecidos pelo seu alto nível de composições, a rapaziada do Napalm junto com o Coruja, pretende levar uma mensagem universal nessa música, o amor e a compaixão entre as pessoas são o tema abordado nesse trabalho que estar por vir. A música também conta com a participação com o cantor Black Eduardo Oll, diretamente de Campo Grande, ele despejou muito talento e experiência em um refrão que promete emocionar.
O disco, que está previsto para o dia 19 de julho, ainda traz 11 músicas inéditas e entre elas, participações de outros grandes nomes da cena. Além das colaborações já citadas, o rapper Funkero e o rapper BK integrante do grupo Nectar Gang (que é mais uma grande revelação da cena do rap em 2016). Além das incrível vozes dos artistas goianos Ras Tibuia, Wine B. e Thiago Zaion, que atuaram nos backing vocal de outros três refrões surpreendentes.
[su_spoiler title=”Lista de músicas de ‘Gravidade Zero'” open=”yes” style=”simple” icon=”plus-circle”]
- Ignição (Intro)
- Houston [Prod. RK]
- Experimento [Prod. RK]
- Majestade Das Ruas (Part. Funkero) [Prod. Sérgio Augusto]
- Ôs Três Setores [Prod. Dj. Kalote Beats]
- Fora De Órbita [Prod. Augusto Rossi]
- Dias Insanos [Prod. Sérgio Augusto]
- Um Só Carinho (Part. BK 7 Ras Tibuia) [Prod. Everton Beatmaker]
- Vampira [Prod. Mortão VMG]
- Tokyo [Prod. LR]
- Templo de Shaolin (Part. Wine B. & Ras Tibuia) [Prod. Lucas Pombo]
- Linha Tênue (Part. Coruja BC1 & Eduardo Oll) [Prod. Lucas Pombo]
- Caçarola [Prod. Sérgio Augusto]
- Andarilhos (Part. Froid (Um Barril De Rap) & Thiago Zion) [Prod. Victor Beats]
- Acerto De Contas [Prod. Sala 70]
- Caminhando Na Escuridão (Part. Patrick Horla) [Prod. RK]
- G.D.D.D.M. (Part. K’Ment) [Prod. Mortão VMG]
- Golpe Fantasma [Prod. Mortão VMG]
- Panspermia (Interlúdio)
[/su_spoiler]
E na ultima semana de julho, os rapazes encerram o mês com o lançamento do vídeo clipe da música “Experimento“, encerrando assim o ciclo de lançamentos do álbum, depois disso fica por conta de sua música caminhar sobre cabos e conexões sem fio que levam o som até os ouvidos das pessoas na era digital.