Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Café Com Rap: Porque não temos bons shows de Rap!

[ads1]Bom dia, meu nome é Daniel e estamos começando mais um Café Com Rap, sua dose semanal de devaneios.

Os shows de Rap em sua grande maioria são piadas, locais inapropriados, equipamentos indignos de um artista, e um rapper antes de mais nada é um artista e ponto final pra você que discorda disso. Eu tenho 23 anos e devo ter ido em uns quatro bons shows de Rap em toda a minha vida, e esse termo “bom” não analisa em si a performance do artista, quando eu digo bom eu coloco em cheque tudo que compõem o show como o ambiente, a iluminação, o palco, o áudio do equipamento, segurança, bebidas, entre outros. Não é pedir demais um pouco mais de qualidade nos eventos.

Um show de Rap no Brasil se consiste em um jogo de luzes simples (quando tem) na maioria das vezes isso não interfere em nada, mas tem ambientes que você só consegue observar o vulto do artista e isso é chato, você pagou pra ouvir/ver o artista.

Você não vê segurança em nenhum show de Rap, mas alguns amigos mais radicais insistem em dizer que não é necessário segurança em show de Rap, por que segundo ele Rap é violento e quem ouve tem que saber lidar com a violência e se acontecer algo violento dentro do show, todos devem estarem preparados. Nem preciso dizer que discordo completamente com ele. Eu só queria que os pais deixassem seus filhos irem a um show de Rap com um pouco mais de tranquilidade, vários pais não deixam por que sabem que as chances de acontecerem algo errado são maiores em um evento de Rap do que em evento de outro gênero musical, não em si pelas pessoas que frequentam um evento de Rap, mas pela facilidade pra cometer qualquer tipo de delito nesses locais.

Quando é um local fechado, geralmente o que tem pra vender é uma água, cerveja (sempre com poucas opções de marca, quando tem opções), refrigerante e mais nada, isso quando tem “todo esse luxo”.

Mas tudo isso requer profissionalização tanto do lado dos artistas como promoters/organizadores ou qualquer outro nome que dê pra quem organize shows de Rap no Brasil. Os artistas precisam ser bem remunerados pelo seu trabalho, em dias que CDs são fabricados/lançados/vendidos apenas como uma forma simbólica de colocar o trabalho na rua e não como forma de obter algum lucro financeiro, em tempos onde o próprio artista coloca todo o seu trabalho de meses para download gratuito pelo simples fato de amar o que ele faz e querer que você o ouça sem pagar nada por isso, esses tempos requerem que os artistas achem novas formas de ganhar dinheiro e os shows sempre foram a melhor e mais agradável forma dos artistas continuarem no jogo.

Esse papo de que o rapper tem a obrigação de fazer música por amor e “que se foda as gravadoras e o sistema” é um discurso vazio, pois o artista é um trabalhador como outro qualquer e ele tem o direito de querer viver bem e no mundo capitalista só vive bem quem ganha dinheiro. Antes de escrever esse texto eu pesquisei um pouco sobre o valor de cachê de alguns artistas, eu sabia o cachê de alguns, de outros eu procurei informações, liguei e descobri, me abismei, com o abismo. Não vou citar valores, pois o que posso falar é que os valores são baixos em geral.

O Rap é muito grande e cada dia cresce mais, então precisamos nos preparar pra sermos um bom público, pra sermos bons organizadores, pra sermos rappers mais profissionais. Vamos refletir e dar mais valor a quem merece valor (quem faz Rap por amor, mas quer ter dinheiro pra viver bem e dar uma vida boa pra quem ele ama).