Rael, Msário, Dodiman, DJ Kiko, Massao e Apolo
Rael, Msário, Dodiman, DJ Kiko, Massao e Apolo

Pentágono é eterno!

Ainda adolescente, durante uma viagem a São Paulo, em um jogo de cartas ouvi meu primo Ladislau cantando o refrão da música É o Moio. Fiquei impressionado e curioso para saber de onde vinha aquele trecho. Foi aí que conheci o grupo Pentágono, e anos depois eu posso tentar explicar minimamente o impacto que o grupo teve na minha formação de vida e no hip hop.

Da zona sul da capital paulista, mais especificamente no bairro Jardim Iporanga, os seis integrantes trouxeram por mais de uma década de estrada uma musicalidade misturada em vários ritmos. Rael, Apolo, Msário, Dodiman, Massao e DJ Kiko fizeram história em cada trabalho lançado.

O grupo lançou 4 álbuns: Microfonicamente Dizendo (2004), Natural (2008), EP Pentágono (2009) e Manhã (2012). O maior sucesso do grupo é a música É o Moio, que tive o privilégio de ouvir em diversos eventos da minha cidade, BH.

Clipe Oficial da música É o Moio, dirigido por Pedro Gomes.

Numa fase que eu ouvia mais Racionais e Sabotage, conhecer o Pentágono me abriu os olhos para diversos artistas do movimento Hip Hop. Na época, fui procurar os álbuns pra fazer donwload, onde conheci também o Portal RND, que me mostrou dezenas de Mc’s, grupos e artistas importantes pra cena. Lembro como se fosse hoje, abrir o site e baixar tudo que estava na minha frente.

Pentágono me levou a conhecer o Projeto Possibilidades, que atua no mesmo bairro de nascimento do grupo. Tive contato com o Possibilidades em 2015, que no ano seguinte me levou de Belo Horizonte ao conhecido Jardim Iporanga. De lá pra cá, pude encontrar pessoalmente alguns integrantes, como o DJ Kiko, Massao, Rael e Apolo.

Eu nunca vou conseguir explicar tudo que o Pentágono representa pra mim. Lembrar de como foi gostoso conhecer cada trabalho e admirar tudo que acontecia. Era mágico. Até hoje assisto o clipe da música Na Moral, do álbum Microfonicamente Dizendo e piro em como foi bem feito. A música Lembranças, do álbum Natural, é a música da minha vida e sempre que escuto é como ouvir pela primeira vez.

Haja que houver, tamo junto! Mesmo que seguiram outro rumo, somos cinco amigos que conseguiram fazer barulho. Viveram novas fitas, lembrando das antigas que hoje em dia fortificam a família pra sempre.

E não para, nessa estrada, lá em cima nossa estrela brilha e não se apaga.

Dodiman, na música Lembranças

Pentágono é eterno e sempre vai ser um grupo inesquecível pra cultura. Assim como foi importante pra mim, sei que foi pra muitos em cada canto desse país. Como nos últimos anos, estou finalizando esse texto ouvindo a música Salve, do álbum Microfonicamente Dizendo (2004). Pesquisem sobre o Pentágono e acompanhem o trabalho atual de cada um deles.

Projeto “Rael Convida”, com Apolo, Massao e Msário, em 2018.