Ao longo da carreira de J. Cole, vimos uma relutância de sua parte em tornar-se o que a indústria queria que ele se tornasse. Por mérito próprio, ele transcendeu tudo o que as pessoas poderiam esperar dele. Este tipo de desafio é muitas vezes visto por artistas indie, evitando a pressão de se conformar aos padrões mainstream – padrões que são muitas vezes sinônimo de sucesso na indústria da música.
Cole sempre foi um artista consciente dessa luta interna para permanecer fiel a si mesmo, mesmo antes de elogios a nível mundial. Em torno do lançamento de “Work Out“, o single de seu álbum de estréia “Cole World: The Sideline Story“, Cole começou a sentir a pressão que acompanhava seu potencial. Em uma entrevista, J. Cole falou sobre as criticas de Nas para “Work Out”, questionando a necessidade de Cole lançar uma faixa tão comercial, quando ele não precisa se preocupar com o mainstream. Os comentários de Nas levaram Cole a um momento de reflexão no começo de sua carreira, isso foi muito positivo.
Esse momento foi um catalisador na carreira de J. Cole. Após o bom lançamento em sua estréia e com seu segundo álbum, “Born Sinner”, vemos que J. Cole tem um controle ainda mais forte sobre o papel que ele desempenha no Hip-hop.
Listamos algumas das melhores aparições de J. Cole em músicas de outros artistas. Confira:
Com Jay Z em “A Star Is Born” do álbum The Blueprint 3
Produzida por No I.D., Ke’noe e Kanye West, este som pode ser considerado uma introdução para J.Cole como artista. Jay Z cita artistas a quem ele é influenciado e passa o bastão para J. Cole finalizar a música, mostrando que ele é o futuro.
Com Fabolous em “Louis Vuitton” do álbum The Soul Tape 2
Não podemos falar sobre J. Cole como MC e deixar de mencionar suas habilidades como produtor também. Além de rimar nesta faixa, ele também produziu a batida.
Com Yo Gotti e Canei Finch em “Cold Blood” do álbum I Am
Bem como J. Cole afirma na introdução de seu verso, ele não decepciona na hora de retratar um cenário. Enquanto alguns artistas tentam ser o mais real possível, Cole mantém uma linha diferente. Ao permanecer consciente do mundo ao seu redor, ele é capaz de extrair dessas influências algo para criar uma realidade maior dentro de suas letras, fornecendo-nos uma perspectiva de fora.
Com Joey Bada$$ em “Legendary” do álbum ALL AMERIKKKAN BADA$$
Depois que usou a instrumental de “Waves“, música da primeira mixtape de Bada$$, Cole retribuiu o favor participando do último álbum de Joey. Foi a última aparição de J. Cole num som de outro MC, porém como o próprio nome da música diz, foi Legendary.
https://www.youtube.com/watch?v=SRXN0D4pR1A
Com Talib Kweli, Hi-Tek, Jay Electronica e Mos Def em “Just Begun” do álbum Revolutions Per Minute
Um verdadeiro clássico para os amantes de Hip-Hop. É difícil chegar a uma conclusão sobre quem teve o melhor verso nesta música. Mas uma coisa é certa, mesmo em meio a artistas de calibres tão altos, J. Cole marcou uma forte presença na faixa.