Os 3 anos do clássico álbum de J.Cole ‘2014 Forest Hills Drive’

2014, quando um ano sem brilho no hip-hop estava chegando ao fim, o rapper da Carolina do Norte, J. Cole, surpreendeu a todos, lançando um dos melhores álbuns de sua carreira até agora, o seu terceiro álbum de estúdio, “2014 Forest Hills Drive“.

O nome do álbum vem da casa de infância de Cole em Fayetteville, Carolina do Norte. Grande parte dos assuntos das músicas do álbum conta a adolescência de Cole, ele se deslocando de uma cidade pequena para uma cidade grande para perseguir seus sonhos e ele lidando com as vantagens e armadilhas da indústria da música. Embora Jermaine tenha controlado muito da própria produção, o chefe da Dreamville empregou o Illmind, Vinylz, Phonix Beats e Willie B para ajudar.

Com apenas três semanas de promoção de divulgação, sem marketing e sem recursos, “2014 Forest Hills Drive” estreou no número 1 da Billboard 200, vendendo 353 mil cópias na primeira semana. O sucesso esmagador de J. Cole, com sua abordagem para lançar o álbum, é o que inspirou outros artistas a mudar suas promoções de marketing e álbuns nos anos subsequentes.

O álbum recebeu boas críticas. Embora tenha gerado singles comerciais como “Apparently“, “Wet Dreamz” e “No Role Modelz“, os fãs e os críticos elogiaram Cole por sua produção e lirismo. Embora tenha sido lançado exatamente quando o quarto trimestre estava chegando ao fim, o álbum terminou em muitas das listas de Best of 2014 da música.

Forest Hills Drive ganhou vários prêmios, foi nomeado para Melhor Álbum de Rap no 58º Grammy e enviou o rapper em uma turnê em estádios, isso aconteceu durante boa parte do ano de 2015. Dois anos depois, graças à sua base de fãs, “2014 Forest Hills Drive” obteve certificado duplo platina pela RIAA.

Exatamente dois anos depois, Jermaine soltou seu quarto álbum de estúdio, “4 Your Eyez Only“, em 9 de dezembro de 2016. Ele seguiu a mesma fórmula de nenhum recurso, sem escolhas e pouca promoção antes de lançar o trampo. O tempo dirá se o seu último trabalho estará à altura de 2014 Forest Hills Drive.