Muitos já consideram 2014 como um amigo distante, que se foi e deixou algumas recordações. Mas isso não se enquadra no rap, pois o ano de 2014 fez história no cenário do estilo brasileiro.
Tivemos o retorno do Racionais, Criolo convocando seu Buda, Rael diversoficando, o aguardadíssimo álbum duplo do Eduardo, o também duplo e muito procurado “Fotografia de um Instante” do Haikaiss, Inquerito mostrando longevidade e inovação com um dos melhores discos do ano, e muito, muito mais.
Graças ao grande esforço e reconhecimento dos amantes do Rap, o RND também bateu pesadão em 2014, alcançando números nunca antes atingidos pela mídia de nicho, com centenas de milhares de páginas visualizadas todos os meses, mostrando que a mídia do hip-hop ainda resiste e continua forte.
Justamente por isso, sentimos a obrigação de fazer, mesmo que de forma sutil e simples, uma votação para valorizarmos os lançamentos de 2014. Abrimos a votação para “Melhores do Ano “, onde a primeira edição cobriu os principais discos do dito ano.
Iniciamos a votação no dia 23 de Janeiro de 2015. Até o dia 20 de fevereiro, data que se findou a votação, tivemos mais de 10 mil votos. Confira agora os 10 discos mais votados pelos leitores do RND:
__________
10. Amiri – Antes, Depois (423 votos)
“Antes, Depois” é uma mixtape recheada de raps. Segundo Amiri, as primeiras músicas são as mais antigas e no decorrer da mixtape as músicas vão se tornando mais recentes, e esse é o principal sentido do nome da mixtape, pois marca “o antes” e “o depois”.
No total são 21 faixas com produções de DJ Latif, André Laudz, Ander Som, Gedson Dias, Scott Beats, D.A.C. Beats, Léo Supremacya e do proprio Amiri.
[su_button url=”http://104.248.15.2.br/novidades/amiri-lanca-mixtape-antes-depos/” target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ color=”#ffffff” size=”5″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: arrow-circle-down”]Ouça/baixe a mixtape “Antes, Depois”[/su_button]
__________
09. A.X.L – A Vida de Axel Alberigi (541 votos)
Neste primeiro álbum, o rapper retrata sua infância, narrando de forma pessoal a prisão de seu pai, sofrimento familiar, além das incertezas que atormentam sua cabeça.
“Em 1998, um garoto de 8 anos (Axel Alberigi), vê sua vida mudar após fazer a primeira visita à seu pai na prisão. Neste contexto as reações familiares e do próprio pai, que busca um equilíbrio entre os deveres que se tem com o crime e com seus filhos, ascendem um sentimento solitário e confuso no período da infância. Antes de Tudo, é a consequência de um assalto, pago com a liberdade, na visão do criminoso e de seu filho.” diz a contra capa do disco.
[su_button url=”http://104.248.15.2.br/novidades/x-l-lanca-o-album-vida-de-axel-alberigi-antes-de-tudo/” target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ color=”#ffffff” size=”5″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: arrow-circle-down”]Ouça/baixe a álbum “A Vida de Axel Alberigi – Antes de Tudo”[/su_button]
__________
08. Cartel Mc’s – Sin City (569 votos)
O CD, cheio de hits noturnos, possui 25 faixas. As participações são de: De Leve, Haikaiss, Marcelo D2, Shaw, Liink, Stephan Peixoto, Hélio Bentes, Gordo e Matya Bravo.
Esse é o primeiro CD com a nova formação do Cartel, agora composto por: Ber MC, Belarima, Dj Erike, Funkero, Darryu e o produtor Daniel Sydens.
[su_button url=”http://104.248.15.2.br/novidades/cartel-mcs-lanca-o-cd-sin-city/” target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ color=”#ffffff” size=”5″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: arrow-circle-down”]Ouça/baixe a álbum “Sin City”[/su_button]
__________
07. Oddish – Ponteiros Voam Feito Jatos (708 votos)
Já não é mais possível falar sobre freestyle em Salvador e não lembrar do Oddish, o garoto é uma das grandes promessas pra pôr a Bahia em destaque no Rap Nacional. Presente no cenário desde o começo de 2007, ele surpreendeu e desintegrou a monotonia do Rap Baiano ao vencer uma vasta sequência de batalha de MC’s, ganhando visibilidade em várias partes do Brasil.
[su_button url=”http://104.248.15.2.br/novidades/oddish-lanca-o-belo-cd-ponteiros-voam-feito-jatos-seu-disco-de-estreia/” target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ color=”#ffffff” size=”5″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: arrow-circle-down”]Ouça/baixe a álbum “Ponteiros Voam Feito Jatos”[/su_button]
__________
06. Haikaiss – Fotografia de um Instante (729)
Separado em 2 volumes, o disco possui 35 faixas, mais de 2h20m de duração e participações de peso, com: Xis, Família Madá, Salazar, Flow MC, Bitrinho, CDC, ZRM, DJ RM, Funkero, Mibbs, Sombra, Doncesão, Shadow, Natuv, Cartel Mc’s e OGI.
“Fotografia de Um Instante” marcou sem dúvida a presença da Golden Era no Rap nacional. O disco é um dos melhores exemplos do rap underground paulistano da nova geração.
[su_button url=http://104.248.15.2.br/novidades/com-35-faixas-haikaiss-lanca-o-cd-duplo-fotografia-de-um-instante/” target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ color=”#ffffff” size=”5″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: arrow-circle-down”]Ouça/baixe a álbum “Fotografia de um Instante”[/su_button]
__________
05. Mv Bill – Vitória Pra Quem Acordou Agora, Vida Longa Pra Quem Nunca Dormiu (756 votos)
O EP possui 7 faixas, todas com uma qualidade impecável e aquela pegada forte de protesto de MV Bill. Que por sua vez sempre chega com a mensagem carregada de conteúdo em cada faixa de um novo trampo.
As participações nas músicas são de, Dexter em “Campo Minado”, Ramonzin e Nina Black na faixa “Raiz” e também Kmilla CDD na última faixa, “A Luz”.
[su_button url=”http://104.248.15.2.br/novidades/novo-cd-mv-bill-vitoria-para-quem-acordou-agora-e-vida-longa-para-quem-nunca-dormiu/” target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ color=”#ffffff” size=”5″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: arrow-circle-down”]Ouça/baixe a álbum “VPQAAVLPQND”[/su_button]
__________
04. Eduardo – A Fantástica Fábrica de Cadáver (895 Votos)
Outro disco duplo na lista. Com 32 faixas, “A Fantástica Fábrica de Cadáver” vem com a energia que consagrou o rapper Eduardo na época de Facção Central. Ou seja, o disco é sem massagem e cheio de ideias que representam parte do pensamento ideológico da quebrada.
[su_button url=”http://104.248.15.2.br/novidades/eduardo-cd-fantastica-fabrica-de-cadaver/” target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ color=”#ffffff” size=”5″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: arrow-circle-down”]Ouça/baixe a álbum “A Fantástica Fábrica de Cadáver”[/su_button]
__________
03. Inquérito – Corpo e Alma (987 votos)
O disco “Corpo e Alma” foi feito de corpo e alma. Esse deve ser o trocadilho mais honesto do rap brasileiro. Pois Renan Inquérito, Dj Duh e Pop Black conseguiram expor suas verdades de alma em um disco pensado minunciosamente. Desde o trabalho artístico da capa, até cada arranjo musical das 12 faixas impecáveis que compõem o disco.
[su_button url=”http://104.248.15.2.br/novidades/inquerito-lanca-o-grandioso-album-corpo-e-alma/” target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ color=”#ffffff” size=”5″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: arrow-circle-down”]Ouça/baixe a álbum “Corpo e Alma”[/su_button]
__________
02. Racionais Mc’s – Cores e Valores (1102 votos)
Racionais finalmente lançou seu oitavo disco de estúdio. Após uma década, na capa “Cores e Valores”, os quatro pretos mais perigosos do Brasil aparecem vestidos com roupas de gari, com mascaras, metralhadoras e malotes, provavelmente acertando a boa.
O disco contém 15 faixas. E um curto período de duração que decepcionou alguns fãs. “Cores e Valores” é um disco rápido e carregado de Trap. As mensagens são chavonas e de revolução, assim como o Racionais sempre foi.
[su_button url=”http://104.248.15.2.br/novidades/racionais-mcs-lanca-seu-novo-cd-intitulado-cores-e-valores-ouca-aqui/” target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ color=”#ffffff” size=”5″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: arrow-circle-down”]Ouça/baixe a álbum “Cores e Valores”[/su_button]
__________
01. Criolo – Convoque seu Buda (1142 votos)
“É uma paz interior. Procurar o equilíbrio, algo positivo dentro de você. Porque, se a gente for deixar se levar por tudo que está acontecendo todos os dias, só vai fortalecer as coisas negativas. A gente vai perder totalmente a esperança na humanidade.” definição de Criolo para Convoque seu Buda.
Com 10 faixas, o disco marca o que todos aguardavam: o consagramento de Criolo. O rapper se mostra um dos grandes nomes da música brasileira do século 21.
Além das letras surpreendentes e enxutas, o CD se destaca pela sua produção musical assinada por Daniel Ganjaman. Certamente mais um clássico da música. Posição merecida.
[su_button url=”http://104.248.15.2.br/novidades/criolo-lanca-o-aguardado-cd-convoque-seu-buda-ouca-e-baixe-aqui/” target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ color=”#ffffff” size=”5″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: arrow-circle-down”]Ouça/baixe a álbum “Convoque seu Buda”[/su_button]
__________