Na década de 90 os convites televisivos eram raros, já na década passada começaram a surgir de todos os lados, muitos sendo recusados e outros abrindo caminho para a década seguinte. Agora nestes últimos anos, grandes (novos e mestres) representantes do Rap marcaram a presença do estilo na televisão, expandindo o gênero para locais pouco explorados anteriormente.
O rap está presente na mídia, isso é fato, além do Manos e Minas e o Programa do Bill, nos últimos tempos, essa presença vem aumentando de forma pouco antes vista. Um exemplo são os programas de final de semana da Globo, que certamente devem ter a maior audiência da “tela mágica” no período.
Neste último final de semana — além de RZO colar no programa matinal “Encontro Com Fátima Bernardes” no meio da semana — o rap esteve presentes em mais 2 programas da Rede Globo.
No programa dominical “Esquenta” apresentado por Regina Casé, o grupo Ao Cubo colou para bolar uma ideia e cantar o som “Quem Te Viu“, com direito a refrão do grande Péricles. Os manos ainda cantaram um trecho do RZO em um momento.
Como você viu no canto inferior esquerdo, curitibana Karol Conka também marcou presença com seu Rap cheio de vibe positiva no programa. A cantora mandou as rimas da música “Gandaia“, faixa do disco “Batuk Freak“, clique aqui para assistir, e o single “Tombei“, assista aqui.
Já na parte da noite, foi ao ar o “Superstar“, programa no formato show de talentos que, além de jurados de peso, levam periodicamente alguns outros ícones da música brasileira para julgarem os talentos. No último programa deste domingo (24), Projota foi um desses jurados e deu seus votos positivos para a cantora Devir, assista.
- Assista ao Manos e Minas oficialmente no Youtube
- Assista a trechos do programa “O Bagulho é Doido” de Mv Bill
Tudo isso em um final de semana. Além da participação de Marcelo D2 no programa Legendários, de Marcos Mion na Record. Onde o apresentador foi até D2 para acompanha-lo em uma apresentação e realizar o sonho de Denílson, b.boy que é fã do rapper.
https://www.youtube.com/watch?v=1nfZJYwPxbE
Novamente, tudo isso em um final de semana. Sem contar outros artistas que podem ter passado despercebidos pelo RND.
O Rap vem ganhando cada vez mais espaço na mídia de TV, que certamente alcança milhares de pessoas “carentes de cultura própria”. No final das contas lá pode ser um bom local pra ‘salvar vidas’ não?!
Está matéria é um resumo do Rap brasileiro neste último final de semana na TV.