“O rap é o diário do preto e da preta!”

Apaixonado com RAP desde o início da sua adolescência, Will que tem 21 anos e é morador da Vila Maria Virgínia em Belo Horizonte, tem a ideia de elevar a autoestima do seu povo através de batalhas de rima, apresentações de danças, poesias, desfiles, performances musicais e teatrais. Em um país onde a cada 23 minutos morre um jovem negro, Will quer mudar essa estatística fortalecendo a emancipação do povo preto através da arte.

“Eu mirei nas estrelas e nem sai do chão, dei um tempo pra mim e ouvi falar sobre constelação, entendi que é bonito brilhar no céu, mas é muito mais foda brilhar com seus irmãos”

Verso escrito por Will na apresentação da Batalha do QG

Estudando em escola particular em sua infância, notava a disparidade entre brancos e pretos em um lugar privado. Sendo a única pessoa preta na sua escola, ficava cada dia mais claro as letras que Racionais escrevia e que na época ainda não entendia muito. Aos 16 conheceu o Duelo de Mc’s no Viaduto Santa Tereza e sentiu que também poderia fazer algo. Hoje, alguns anos depois, ele é idealizador da Batalha do QG que é organizada por “pretos e pretas que se uniram em um propósito maior” e com desejo e fome para buscar mudança em seu meio. A Batalha do QG tem como proposta transmitir a arte de pessoas pretas, propor um espaço de conhecimento aos artistas, fazer com que vendedores e colaboradores possam angariar lucros com suas vendas, garantir visibilidade e levar maior valor aos projetos artísticos de pretas e pretos periféricos de BH.

Depois de ler a matéria sobre “Descentralização da cultura em BH e o rap no vetor Norte na cidade” em que escrevi para o Portal RND, ele percebeu que além de criação do projeto, precisava fazer com que as batalhas alcançasse mais pessoas em outras regiões. Sabendo que mesmo quando eventos culturais acontecem na área central e muitos de nós não conseguimos ter acesso, a Batalha do QG será também com modalidade regional fazendo com que faça valer a proposta de descentralização de cultura e os locais onde ocorrerão os eventos serão decidido previamente pelo próprio público.

“Ter um espaço de reconhecimento, cultura e luta é a oportunidade que você precisa para externar a genialidade que existe em você”

Will na apresentação da Batalha do QG

Nascido em Ribeirão das Neves, Will que é estudante de Direito, se considera uma pessoa muito criativa e amante de arte. O desejo de influenciar outras pessoas e fazer com que elas espalhem essa influência é grande e notável em cada frase trocada em nossa conversa. Eu, Ricardo Soares, me orgulho muito de ter feito uma pequena parte no início desse projeto pois vai de contramão ao que esse país ainda insiste em nos subjugar. A união, o coletivo, a esperança e a sede por dias melhores abastecem o sonho de muitos! Enquanto essas pessoas não forem reconhecidas devidamente, lutaremos contra o atraso e a falta de perseverança.

“É muito melhor você ser alguém, quando tem alguém com você”

Will, em uma de nossas conversas