Retalhos de Ruídos é a nova beattape de mvrcxs, lançada na última terça-feira, dia 18. O projeto está disponível no Youtube pelo canal da Calmob e conta com 6 faixas escolhidas a dedo, explorando ao máximo o conceito de lo-fi e o ruído. Além das mãos do produtor, há também o trabalho de Edson Lacir que fica responsável pela colagem da capa.
Nas palavras de mvrcxs, “enquanto estamos imersos em um fluxo de informações e sinais, o ruído se torna quase que uma entidade que nos rodeia. essa fita é levada, trazida e tragada pelo ruído – presente em todas as faixas. cada uma das músicas possui elementos sampleados, forjando uma sonoridade nostálgica do analógico ou do início da era digital, mas sem perder a leveza e calmaria do lo-fi moderno.”
A beattape tem pouco mais de dez minutos e uma sonoridade variada, porém, sempre com bons samples que, junto ao ruído, trazem a nostalgia para o ouvinte. É uma reinvenção de 1990 em 2018, a maneira mais futurista de resgatar o passado. No projeto, o lo-fi se mostra diferente do que estamos habituados a ver por playlists que se encontram na rede, estando na sua mais pura essência.
Se olharmos para o nome de algumas faixas em especifico a tape parece soar como uma mente em funcionamento durante um dia, tendo seu inicio no primeiro som, intro (acorde!), mostrando um amanhecer rápido, sem muito tempo para lidar antes de as obrigações começarem a tomar nossa cabeça, e de encararmos o sol. Após isso, é uma série de mudanças que mostram um dia turbulento, porém, que pouco a pouco vai tendo nuances e sutis toques de sensibilidade, até chegar a um dos pontos altos, a última faixa, shi! (死) silêncio, onde há uma síntese de tudo em nossa mente e fica o que levaremos desse dia.
Além de estar disponível no Youtube pelo canal da Calmob a tape também se encontra no Soundcloud de mvrcxs.