O bom e sujo boombap morreu? R30 e Juju Rude respondem com a faixa “Respeita Minha Quebrada”

Junto com a ascensão do trap – que há tempos acumula views e relevância –, assim como os mais recentes trabalhos de drill e grime, surgem os velhos boatos e suposições de que o boombap estaria em baixa, desvalorizado. Nas redes sociais, conseguimos ver em muitas páginas e posts inúmeros comentários de fãs afirmando que o estilo é “ultrapassado”, ou até mesmo que “não tem mais ninguém fazendo”.

Claro, o assunto é importante e o argumento (além de leigo) tem mil e uma formas de ser destrinchado, mas um bom jeito de se rebater é simplesmente: indicando um bom boombap. Principalmente se for novo, sincero e de qualidade, convenhamos que espalhar um bom trabalho é sempre melhor e mais eficaz para fortalecer a cultura.

Diretamente do Rio de Janeiro, Big Flow e Raffing, mais conhecidos pelo nome R30, soltaram na última quarta (18) a faixa “Respeita Minha Quebrada”, com participação de Juju Rude e produção musical de Du Brown. Dando o nome através das linhas, melodias e flows afiados, R30 e Juju mostram que o estilo está mais vivo do que nunca, assim como a estética mostrada no clipe – produzido por Eddy Dread e Tia Vitória.

Assim que der o play em “Respeita Minha Quebrada” vai saber que valeu a pena porque, como diria o pioneiro estadunidense KRS-One, “seu pescoço sabe quando é um boombap” – e dos bons. Confere aí:

Ficha técnica:

Letra: Big Flow | Raffing | Juju Rude (@big_flowfpa / @rafingmc / @jujurude33)

Produção Exclusiva: Eddy Dread & Tia Vitória

Produção Musical: Du Brown (@dubrownfk)

Direção e roteiro: Eddy Dread & Tia Vitória (@joaosantana209 / @lady.blackf)

Direção de fotografia: Christopher (@_christopheroficial)

Direção de Produção: Eddy Dread & Ivison (@joaosanatana209 / @ivisonferreiraribeiro)

Operação de câmera: Christopher

Patrocínio: Soul Dread RJ (@souldread.rj)

Equipe de Produção: Eddy Dread, Tia Vitória e Ivison