Nota de esclarecimento ao público

[vc_row][vc_column width=”1/6″]
[/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O RND vem a publico por meio desta nota esclarecer a sua posição em relação a matéria publicada no site Portal Rap Nacional, veiculada no dia 07 de março.

No último dia 3 de março, o RND divulgou uma matéria onde listou os 10 sites de rap mais acessados do Brasil com dados do serviço público SimilarWeb. Já no último dia 7 de março o site Portal Rap Nacional — citado na lista em questão — publicou uma matéria onde nos acusa de manipulação nos resultados da lista para favorecimento próprio e distribuiu ofensas contra os colaboradores e o próprio site. Além de acusações como: “desrespeito com os pioneiros”, “rebaixar outros veículos importantes”,“alicerce na pirataria”, ”desconhecer os princípios do hip-hop”, “se aproveitar de parte do nome do nosso veículo”.

O site Portal RND assume total responsabilidade e autoria da lista. Tal matéria foi escrita usando dados encontrados nos melhores e mais conceituados mecanismos de monitoramento público de audiência da internet. Em nenhum momento forjamos, manipulamos ou brincamos de selecionar quais sites deveriam ocupar as posições do ranking.

O que motivou a criação da lista foi a possibilidade de levar para os nossos leitores o conhecimento de outros sites que também têm grande audiência e destacar a importância de cada um. Nenhuma informação veiculada na nossa lista foi retirada do nada, foram informações do site SimilarWeb que estão disponíveis para qualquer pessoa consultar quando quiser (acesse: www.similarweb.com). É sabido que a precisão desses sites não é 100%, assim como IBOPE que mede a audiência da TV , por exemplo, pois é impossível calcular com exatidão os valores.

Em nenhum momento desmerecemos os integrantes da lista, porque sabemos da grandiosidade de cada um e de sua contribuição para o Hip Hop. As mídias independentes do hip-hop sempre foram uma grande inspiração para nós.

O nome Rap Nacional Download não é algo original, é simplesmente um nome que a maioria das pessoas pesquisavam no Google quando queriam baixar algum CD, isso em 2008. O “Rap Nacional Download” logo após que se tornou um portal e não apenas mais um blog de downloads, foi se transformando em apenas RND, porém ainda carregamos com muito orgulho o “Rap Nacional Download”. Não carregamos o nome de outro veículo no “Rap Nacional Download” e sim carregamos o nome de um gênero musical que é o motivo de orgulho e existência do site.

Carregamos com muito orgulho nosso acervo de downloads, no entanto este não é nosso alicerce, os downloads representam apenas ¼ do nosso tráfego. Respeitamos os artistas que optam por não distribuir sua música gratuitamente, e quando é este o caso, cadastramos no nosso acervo com o link para compra digital (como é o caso dos últimos discos do Racionais Mc’s, Filipe Ret, Emicida e Ogi). Quando falamos de discos mais antigos, nunca tivemos problema algum com os artistas do rap em distribui-los gratuitamente, pelo contrário, mantemos um relacionamento sadio com todos e sempre deixamos claro que estamos abertos a qualquer momento para qualquer artista pontuar seu acervo em nossa plataforma.

O que nos mantém neste caminho de mídia independente por 8 anos são os princípios do hip hop. Enxergamos em um determinado momento que o movimento do rapbr estava sendo pautado somente entre o eixo sp-rj, o que deixa os artistas de outras partes do país sem representação. Quantas ‘São Bento’ morreram prematuramente durante este período? Por isso procuramos dar espaço a todas regiões do Brasil. Hoje, temos 3 colaboradores na região nordeste, 3 na região sudeste, 2 na região norte, 2 na região sul, 2 na região central.

Quando se afirma que um site é feito por “moleques” — como fomos chamados — todas as pessoas que colaboram com o site são atingidas de forma desrespeitosa. São quinze pessoas que trabalham com um único objetivo, que é de levar conteúdo de qualidade para quem acessa diariamente o RND. A essência do Hip Hop não é tratar os iguais de forma desrespeitosa, pelo contrário. O RND junto com sua equipe tem um único proposito que é disseminar e engrandecer o Hip Hop como um todo, sempre de maneira respeitosa e honrosa.

Sabemos que conflitos e disputas somente divide e enfraquece o movimento. Em nenhum momento buscamos criar polêmica e é por isso que não vamos responder ou propagar mais esse assunto, o nosso foco é o Hip Hop, apenas.

O respeito não é imposto. Trabalhamos com paixão para conquistá-lo e compartilhar aquilo que é de todos.

Equipe RND.

[su_spoiler title=”Dados públicos de acesso” open=”yes” style=”simple” icon=”plus-circle”]

Ou diretamente aqui.

[/su_spoiler]

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″]
[/vc_column][/vc_row]