Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Ninne Ribeiro fala sobre sua carreira


Hoje trocamos uma ideia com a mc baiana Ninne que hoje vive em Brasília, que lançou a um tempo atras o videoclipe “Musica Com Amor” juntamente com o grande RAPdura, na entrevista ela fala sobre tudo um pouco, conta que começou a fazer rap a 10 anos, fala sobre o preconceito com o sexo feminino, sobre trabalhos futuros e muito mais. Antes de conferir a entrevista de uma olhada em seu clipe

Ninne feat. Mc RAPadura – Música Com Amor [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WMqnNQJJfcI[/youtube]

RND: Um prazer receber você para uma entrevista Ninne, e a primeira pergunta é, por que o nome Ninne? E qual é o seu verdadeiro nome? De onde você é?
Ninne: O prazer é meu! Ninne é meu apelido de infancia que vem do meu segundo nome Janine, meu nome é Mayara Janine Ribeiro Nascimento, nasci em Saúde Bahia, cresci em Barreiras e moro a 5 anos em Brasilia.
RND: Quando você começou a se envolver com a cultura Hip Hop?
Ninne: Minha historia com o Hip Hop começou no ano de 1999 quando conheci os grupos de rap APC16, Racionais Mc’s, Dj Jamaika, Juizo Final, SNJ e ProverbioX, fazia dança de rua e estava sempre presente nos eventos da minha cidade, em 2002 comecei cantar no grupo Real Conduta (Barreiras-BA) depois formei um grupo Minativa com o qual fazia shows e palestras voltados á mulheres. Atualmente em Brasilia seguindo carreira solo.
RND: Qual é o real impacto que o Rap tem na sua vida?
Ninne: O impacto que o Rap causa em mim é o de transformação, evolução, além disso tem se tornado também meio de sustento e trabalhar com o que se ama é o maior impacto! O rap é o que me faz querer viver e levar através dele minha ideologia e alegria á outras pessoas!
RND: O preconceito com o Rap Feminino no Brasil ainda é forte? Você sente isso na pele ainda?
Ninne: Acredito que o preconceito com mulheres no RAP tem diminuido, ja passei por algumas situações constrangedoras e piadinhas machistas mas cada dia que passa tenho recebido apoio e reconhecimento de muitos homens e isso é o que o RAP faz, traz igualdade e evolução da mentalidade!
RND: O que sempre ouvimos quando homens criticam as mulheres fazendo Rap é o fato das mulheres que fazem Rap no Brasil quererem “quase ser um homem”, canta com uma voz mais grossa do que o normal, e esquece de toda a sua feminilidade, o que você poderia falar sobre isso?
Ninne: Primeiramente queria dizer que respeito muito cada mc mulher que se propõe a levar o RAP adiante com dignidade independente da sua performance ou estilo, acredito que antigamente as minas tinham esse modo másculo por conta do machismo e queriam de certa forma impor respeito, mas hoje isso quase não se vê, as mcs estão cada vez mais femininas e sensuais, sem perder o respeito e pulso firme! taí a Flora Matos, Vera Veronica, Camila CDD, Livia Cruz, Conka, Taty BellaDona, Nathy Mc, Lurdez da Luz que não me deixam mentir!
RND: Você hoje é uma artista que consegue viver unica e exclusivamente do Rap?
Ninne: Graças a Deus tem surgido trabalhos legais dentro do RAP mas também sou formada em design de moda e faço trabalhos na área, confecciono peças de acessórios e vestuário e vendo em feiras de moda e na internet.
RND: Quais são suas inspirações dentro do Rap e fora do Rap? E qual a mulher no Rap Nacional que você vê como o maior destaque no momento?
Ninne: Os que mais escuto no RAP são Racionais, Viela 17, Mc Marechal, Kamau, Ataque Beliz, Tribo da Periferia,GOG, Vera Veronica, Taty Belladona e Rapadura. Fora do rap a sambista baiana Mariene de Castro, Arlindo Cruz, Olodum, Clara Nune, Elba Ramalho, Beth Carvalho, Demonios da Garoa, Djavan, Chico Buarque e João Nogueira. Esses artistas brasileiros são minha maior inspiração! Como destaque tenho percebido a Carol Conka que concorreu ao top 10 MTV e está com várias matérias circulando na mídia.
RND: Quem está fora de Brasília percebeu um certo declinio ou talvez uma grande mudança no Rap de Brasília, alguns grupos se tornaram clássicos, lendas do Rap Nacional, porém pra grande mídia do Rap Nacional, estão saindo poucos novos grandes artistas do Rap de Brasília, qual sua opinião sobre o assunto?
Ninne: O RAP DF nunca esteve em baixa, pelo contrario, continua lotando os shows e na boca do povo! Vejo também muitos novos artistas aparecendo, divulgando trampo na internet e se formos analisar os números podemos perceber que o RAP DF está em alta.
RND: A Ninne já lançou algum disco? Se sim, comente sobre esse disco, se não, então comente se tem alguma previsão de lançamento de algum disco
Ninne: Ainda não lancei disco mas estou em studio gravando com o Produtor Ariel Haller (Umma Musica) e o lançamento será no segundo semestre desse ano. Por enquanto tenho 3 musicas no www.soundcloud.com/ninneribeiro e lá poderão sentir um pouco do que vem por aí.
RND: O seu último vídeo lançado, foi “Música com Amor”, nos conte um pouco mais sobre a música e o vídeo, e a participação do RAPadura nesse single e o que falar dele?
Ninne: A ideia da “Musica com amor” surgiu na casa do Mc RAPadura quando estávamos comentando sobre o descompromisso dos artistas em fazer musica com sentimento, com ideias boas. Não sou contra musicas que falem de curtição, amorzinho e tals, pelo contrario até tenho a “Deixa rolar” e outras que estou gravando pro disco novo, mas musica que aborde qualquer tema da vida de forma irrelevante e ofensiva eu não abraço! Acredito que a musica tem poder de transformar vidas e se fizermos de forma negativa tiramos o conceito original desse instrumento tão precioso. A musica foi escrita por mim e pelo Rapadura, a produção é do Ariel Haller, o refrão quem canta é Thiago Jamelão (Ataque Beliz) e a execução do video é do Rafa Baduei. Sobre o RAPadura o que tenho pra falar é que no meu conceito ele é um dos melhores mcs que conheço.
RND: Você está gostando desse momento que o Rap Nacional está passando?
Ninne: Concerteza! afinal faço parte desse momento…rs
RND: Ninne foi um prazer ter você pra uma conversa, e essa última pergunta é pra você deixar contatos como e-mails, redes sociais, telefones pra contato, e qualquer coisa que você achar necessário, muito obrigado pela entrevista e muito sucesso pra você.
Ninne:Eu que agradeço! É sempre bom ter parcerias que acreditam em nosso trabalho e ajudam a levar o RAP adiante! Quem quiser fortalecer nosso trampo, contratar pra shows ou simplesmente trocar uma ideia é só entrar em contato! Abraço!
Tel. (61)8176-9169
e-mail: [email protected]
twitter: @ninneribeiro
Facebook: http://www.facebook.com/ninnerb
SoundCloud: http://soundcloud.com/ninneribeiro
Blog: http://ninneribeiro.blogspot.com.br/