Representando o rap do Distrito Federal, o rapper Negol utiliza referências e vivências adquiridas na capital do Brasil para suas faixas. Em seu novo lançamento, “Grau Grau“, o artista explora tal estética e reúne o rap com influências do funk. O single, acompanhado de videoclipe, foi liberado ontem às 19h no canal da Novin Mob e teve sua estreia em todas as plataformas digitais nesta quinta-feira (15).
Desde a infância ouvinte assíduo de um bom rap, Douglas — nome de batismo de Negol —, começou com apenas 11 anos a escrever suas primeiras músicas. Em conjunto com amigos da mesma classe na escola, criou um grupo intitulado “Bonde da Locura“, onde conseguiram criar um site para expor as letras que compunham na época, pois gravar oficialmente uma música era inviável devido a falta de recursos para ter acesso a estúdios profissionais e a home studios naquele período.
Com o nome artístico de MC Dogreta, aos 14 anos, ao escolher um apelido para inserir em um jogo, teve a ideia de inserir “Negolossauro“, inspirado em uma faixa de Mr. Catra, entretanto, o número de caracteres permitia apenas “Negol” e assim surgia seu novo vulgo, que perdura até os dias atuais. Ainda na mesma idade, o artista começou a frequentar e participar de batalhas de rima, onde permaneceu rimando até seus 20 anos. Em 2014, liberou no SoundCloud sua primeira música e em 2016 lançou sua primeira faixa oficial. Em seguida, criou o grupo “MIC 61“, onde soltou um EP, sendo a primeira vez que teve oportunidade de ir a um estúdio profissional.
Em 2020, reunindo seus amigos, foi criada a Novin Mob, sendo esse um dos principais momentos de sua carreira artística. Na Novin Mob, Negol participou da mixtape “Vaiouñ?!“, lançada em 2021, e que contou com a participação de artistas como Raffa Moreira, Froid, Predella, Duzz, entre outros. Além disso, todos os lançamentos do artista são realizados no canal da Mob. Nesse mesmo ano, Negol fez duas participações em faixas pelo selo Alaska: “Mais Uma Noite” e “Alaska For Drill EP.2“. Este ano Negol têm apostado em singles solo como, “Didier“, “Positividade” e seu mais novo lançamento “Grau Grau“.
Em “Grau Grau“, Negol mescla as características do rap de Brasília com elementos do funk paulista, além de trazer a vivência do DF como protagonista: “Misturei a onda do DF, que é uma onda mais leve, a rima é mais devagar e você consegue ouvir nitidamente todas as palavras que são ditas e ao mesmo tempo misturo com a estética de São Paulo, que é o funk, pegar o robozão, dar o grau na rua. Com a vivência que eu tenho, de ir pra distribuidora, ir pro Cave, que são as vivências internas aqui de Brasília“, complementa o artista.
Morador do Guará, no Distrito Federal, Negol exalta a cultura da sua região em suas músicas, trazendo como referência pontos da cidade e elementos que fortalecem a identidade local. Aos 24 anos, o rapper tem como referência musical os artistas Kayblack e Vulgo FK, por transitarem tranquilamente entre o funk e o trap e conquistarem o público de ambos os estilos musicais, algo que futuramente também almeja. Negol acumula em sua carreira artística mais de 330k streams no Spotify e mais de 1.4 milhões de visualizações no YouTube, incluindo seus singles solos e parcerias.
Confira: