Em novembro ‘My Beautiful Dark Twisted Fantasy’ completa seis anos de lançamento

Neste mês de novembro o aclamado álbum “My Beautiful Dark Twisted Fantasy” de Kanye West completa seis anos de lançamento. Com esse álbum Kanye conseguiu o respeito de todos, inclusive da critica musical que elegeu o disco como um dos melhores de todos os tempos.

Dia 22 de novembro de 2010 era lançado MBDTF e com ele veio uma experiência e com elementos até então inéditos dentro do mainstream. O álbum foi gravado em Nova Iorque e no Hawaii e chegou a custar mais de 3 milhões de dólares para a gravadora, Def Jam Records.

Um dos fatores que mais impressiona nesse álbum é quantidade expressiva de artistas que participaram do projeto. “Eminem, Drake, Beyoncé, RZA, Pusha T, Rick Ross, Charlie Wilson, Big Sean, Cyhi the Prynce, Swizz Beatz, Dwele, Nicki Minaj, T.I., Teyana Taylor, Common, Jay-Z, Lil Wayne, John Legend, Fergie, Rihanna, The-Dream, Ryan Leslie, Elton John, M.I.A., Justin Vernon, Seal, Kid Cudi, Mos Def, Santigold, Alicia Keys, Elly Jackson e Tony Williams.”

Todas as capas do álbum em uma
Todas as capas do álbum em uma

Os produtores do álbum junto com Kanye West foram Q-Tip, RZA, DJ Premier, Madlib e Pete Rock. Madlib disse que produziu cinco instrumentais para o álbum, já DJ Premier disse que todas as suas instrumentais foram descartadas no resultado final.

“My Beautiful Dark Twisted Fantasy” teve quatro singles, o primeiro foi “Power“, lançado no dia 1 de julho de 2010 e que teve a participação de Dwele. Depois vieram “Runaway” com participação de Pusha T, “Monster” teve as participações dos pesos pesados Jay-Z, Rick Ross, Nicki Minaj & Bon Iver. Bon Iver que participou recentemente de uma nova collab com Kanye West e Francis and the Lights na música “Friends”.

O último single foi “All of the Lights” que teve a participação de Rihanna e do seu antigo parceiro Kid Cudi, que na época era contratado da gravadora de Yeezy, a GOOD Music, Kid Cudi deixou a label em 2013 e tendo lançado os seus 3 primeiros álbuns, o “Man on the Moon“, “Man on the Moon II” e “Indicud“. Após sair da GOOD, Kid Cudi nunca mais atingiu um bom desempenho comercial.

A música “All of the Lights” foi lançada dia 18 de janeiro de 2011 e conta com os vocais de Rihanna, Kid Cudi, Tony Williams, The-Dream, Charlie Wilson, John Legend, Elly Jackson, Alicia Keys, Elton John, Fergie, Ryan Leslie, Drake, Alvin Fields e Ken Lewis.

Hoje internado em uma clinica de reabilitação psiquiátrica, o rapper nunca mais conseguiu atingir o mesmo nível de aclamação tanto para o público como para crítica quanto há seis anos atrás.

My Beautiful Dark Twisted Fantasy” estreou em primeiro lugar na Billboard 200 e vendeu 500 mil cópias na primeira semana. No Metacritic o álbum alcançou a pontuação de 94 de 100 pontos possíveis, além de pontuações máximas nas avaliações da Rolling Stone, The Independent, XXL e MSN Music. O álbum ainda conseguiu o Grammy de melhor álbum de rap em 2011.