Todo o processo de construção musical desse lançamento começou quando Mano Brown do maior grupo de rap do país, Racionais MC’s, escreveu uma música sobre Carlos Marighella para a trilha sonora de um documentário.
Em 2012, Isa Grinspum Ferraz, sobrinha de Carlos Marighella (1911-1969), estava lançando um filme biográfico sobre o tio, militante baiano que desafiou a ditadura militar no Brasil. Convidado pela diretora, Brown compôs a canção original para a produção cinematográfica “Marighella” . A produção musical da faixa teve a participação do experiente DJ Cia, do grupo RZO.
A música de mais de 6 minutos recebeu o título de “Mil Faces de Um Homem Leal” e não constava na discografia oficial do Racionais MC’s, mas faz parte do set list dos shows do grupo desde então.
Após a conclusão do filme, Brown procurou a produção do documentário com a ideia de realizar um videoclipe para a música. A direção ficou nas mães de Daniel Grinspum, sobrinho de Isa e assistente de direção do documentário. Com auxílio da produtora Juliana Vicente, fundadora da Preta Portê Filmes, o clipe foi produzido e lançado também em 2012.
O videoclipe recebeu vários prêmios e ficou entre os melhores do ano, ganhando o VMB de melhor clipe do ano em 2012, além de menção honrosa em alguns festivais de cinema. A música também ficou nas listas das melhores daquele ano, inclusive da lista da Revista Rolling Stone Brasil. Foi um marco na carreira do Racionais, que estavam há 10 anos sem produzir um álbum, o último havia sido “Nada Como Um Dia Após o Outro Dia” (2002).
O lançamento de “Mil Faces de Um Homem Leal” em 2012 teve um alcance significativo e ultrapassou os limites do filme. Depois desse trabalho o grupo Racionais produziu o recente CD “Cores e Valores” lançado em 2014.
Agora, depois de 5 anos, finalmente a música chega nas plataformas digitais. A distribuição digital de “Mil Faces de Um Homem Leal” no mercado fonográfico será feita pela nossa parceira, a ONErpm. A faixa estará disponível nas maiores plataformas de streamings e download do mercado nesta sexta-feira, 3 de novembro, véspera do aniversário de falecimento do ativista (4 de novembro de 1969, São Paulo).