Como o Hip Hop chegou ao Brasil? Quem foram os personagens dessa fase inicial? Como nasceu essa cultura? Qual foi o primeiro disco de Hip Hop do Brasil? Quem foi o primeiro rapper do Brasil? Qual foi a primeira música rap do nosso país? Essas perguntas estão respondidas no livro de Jeff Ferreira: “30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua”.
Após cerca de 30 anos depois da chegada do Hip-Hop no Brasil, o autor mergulha atrás da história do clássico disco, através de entrevistas com artistas, produtores e pessoas que de alguma forma fizeram parte desse projeto.
O disco “Hip Hop Cultura de Rua“, lançado no dia 02 de novembro de 1988, pela gravadora Eldorado, reuniu na época nomes como O Credo, Código 13, MC Jack & DJ Ninja e a famosa dupla Thaide & DJ Hum. Os artistas foram responsáveis por faixas que tratavam de assuntos como afirmação racial, desabafos sobre a sociedade, violência policial, etc. Além de uma visão diferenciada sobre fatos corriqueiros do dia a dia.
O livro por sua vez, evoca a importância desse registro, não só pelo fato de ser o primeiro disco de Hip Hop do país, mas também por ter sido um ponto chave para o fim das brigas de gangues de break da época, que infelizmente, levavam suas disputas para fora da dança.
O entendimento entre esses grupos foi fundamental para a concepção de toda a obra do disco. O autor também traz a tona a relevância dos anos 80, década em que o Hip Hop chegou ao Brasil, e complementa o livro com fatos históricos e curiosidade sobre como a cultura nasceu nos EUA (com um embrião na Jamaica) e desembarcou em nosso país, passando pelos bailes black e manifestações artísticas de rua, até ter seu ponto de ebulição na estação São Bento do metrô de São Paulo.
Proporcionando ao leitor o que chamamos de quinto elemento do Hip- Hop: o conhecimento, o livro é um importante trabalho em prol do não esquecimento das raízes de nossa cultura. Em épocas como a que vivemos, em que cada vez mais a essência do Hip-Hop vem sendo deturpada, lembrar de como chegamos aqui é extremamente importante.
O livro pode ser encontrado no portal Submundo do Som, no Google Play, Kobo, Apple Store, nas livrarias Amazon e Cultura, no Submarino, Lojas Americanas, Clube de Autores e Agbook.