Siga @torajjjosu

kolx e a criação pela destruição, artista lança seu primeiro clipe para ilustrar as faixas de sua nova mixtape

Na última sexta-feira (12), o artista baiano kolx, lançou em seu canal do YouTube o clipe das faixas “N!XAu/FELIcite”, que integram o seu projeto mais recente “Tipos de Rochas & Minerais (Mixtape]” feito em colaboração com o produtor sul-mato-grossense Keith. A película ilustra o sentimento distópico do disco, fazendo contraponto ao minimalismo musical quase que passivo das angústias do artista.

Tipos de Rochas & Minerais (Mixtape]

O audiovisual das músicas cinco e seis, concilia o valor de experimentação imposto na mixtape através da mistura de variadas técnicas artísticas para a confecção do vídeo, glitch art, datamoshing e low frame rate foram algumas das ferramentas utilizadas.

A busca experimentalista aparece também na captação das imagens, que foram forjadas de uma filmadora handycam fabricada duas décadas atrás, fidelizando a realidade das texturas dos objetos, como acontece nos instrumentais que foram sampleados por Keith diretamente de vinis.  

Sobre sua estreia no audiovisual, kolx exprime que “os frames distorcidos da película se entrelaçam com a clareza minimalista dos instrumentais de Keith, inspirados na MPB e na Jazz Music, para se tornarem mais uma explicação do ser e do universo mineral”. O clipe, essencial para o início da conclusão da história rochosa, amplia novos sentidos para que o público tire suas conclusões da mesma forma que me traz um novo espaço para diálogo, pelo cinema”. Utilizar-se da destruição para construir algo diferente tem sido a principal via criativa de kolx, no sentido conceitual por exemplo, podemos notar esta metodologia no próprio nome das faixas ou nos samples de entrevistas, de falas de filmes.

Direção de fotografia: Bruno Machado

Percorrendo a pé as praias da cidade de Salvador, carregando duas malas com as peças do figurino, alimentos, entre outros materiais, a equipe do visual foi composta por torajjjjosu  encarregado da direção geral, edição e figurino, Bruno Machado, responsável pela direção de fotografia, e Pablo Pereira como auxiliar de produção e elenco. A mixagem ficou a cargo de SE7E e a captação de voz por DeusNoBruxo, no estúdio Kaffe’ína Record’s. O projeto audiovisual de Tipos de Rochas & Minerais ainda se erige pouco a pouco, dentro de seu único tempo.