Ironizando o governo em uma faixa cheia de críticas, MC Sid lança “Brasil de Quem? 5”

Foto: @isabellabrasil_

Retratando de forma concisa e atual a situação governamental que o país se encontra, MC Sid lança “Brasil de Quem? 5”. A faixa possui como tema principal a pandemia da Covid-19 e os escândalos que envolvem a administração da nação, como também percorre por problemas sociais variados que foram sendo ainda mais expostos devido a crise sanitária.

Com versos fortes, o artista surpreende ao falar com facilidade e em tão pouco tempo sobre tantas coisas relacionadas à atual conjuntura nacional. 

Milhares mortes por Covid, a negação ao lockdown, a ironia do governo com os mortos da pandemia, o corte do auxílio emergencial, alta nos preços dos alimentos básicos e da gasolina, superfaturamento de respiradores e a operação no Jacarézinho que deixou 28 mortos na comunidade.

Além disso, o rapper ainda cita informações que foram trazidas a público na CPI da pandemia, onde foi comprovado que os governantes negaram a compra da vacina 11 vezes. Entretanto, Sid não foca apenas na crítica, como também ao longo da letra aponta possíveis soluções para que o Brasil saia do caos que permanece vivendo.

“Eu escrevi essa faixa umas 6/7 vezes, porque eu escrevia e apagava o tempo todo. Tinha tanta coisa pra falar, que se eu fosse retratar esses um ano e meio em uma música eu faria um monólogo de uma hora.” —  Sid.

Dirigido por Henrique Franzosi e Adão Muro, o audiovisual da faixa imita uma reunião presidencial, com detalhes que buscam de forma crítica retratar o pensamento do artista sobre o que a república vivencia hoje, além de trazer elementos que ironizam o atual governo.

A ideia do projeto”Brasil de Quem?”  surgiu em 2018, quando o país inteiro passava pelo episódio que ficou conhecido como a “Greve dos Caminhoneiros”. Indignado com as ações do governo, ali Sid começava a retratar o país com verdades duras, mas necessárias.

Desde então, o rapper transformou o que seria apenas um single em um projeto, que hoje acumula mais de 16 milhões de visualizações em apenas quatro faixas que foram sendo lançadas ao longo dos últimos anos. 

No último Brasil de Quem, Sid cita na letra que gostaria que aquele fosse o último som do projeto. Mas com a situação que o país vive, os fãs do artista pedem constantemente o lançamento, já que encontram nas músicas do rapper um acalento.

“Eu tinha desistido do Brasil de Quem, mas não dá. A galera imprime muito essa imagem em mim de um rapper que fala sobre política, eu fico feliz de ser um rapper politizado. Por mais que eu não goste do Brasil de Quem, vou continuar fazendo pelo público.”, comenta o artista.

O rapper ficou conhecido por ter uma visão política, mesmo esse não sendo mais um ponto tão forte de sua carreira, já que Sid vem focando em outras temáticas em seus últimos lançamentos. Contudo, o rapper garante que permanecerá fazendo o projeto enquanto tiver o que falar.

“É tanta coisa que tem acontecido que eu poderia fazer um Brasil de Quem por mês, com conteúdo, com três minutos de letra e cheio de escândalos.” —  Sid.

Sobre MC Sid

Nascido e criado em Brasília, Lucas Luan, mais conhecido como Mc Sid, é um dos grandes nomes do Rap Nacional. O rapper de 24 anos já foi campeão do Duelo Nacional de MCs, em 2016, e acumula quase 200 milhões de visualizações em suas batalhas e músicas. Com letras expressivas e cheias de reflexão sobre temas importantes na nossa sociedade, o rapper sempre oferece ao público muito conteúdo lírico em suas rimas.

Confira: