Investigador chave do assassinato de Notorious BIG morre em Los Angeles

O detetive Russell Poole, ex policial de Los Angeles que foi o principal investigador do tiroteio de 9 março de 1997 em L.A onde Biggie Smalls foi assassinado, morreu nesta quarta-feira (19) de um suposto ataque cardíaco.

De acordo com o L.A Times, o ataque no coração aconteceu enquanto o detetive aposentado dava um depoimento sobre um caso frio (não foi revelado sobre o que o depoimento se tratava) para o departamento de homicídios de Los Angeles. Então, já desmaiado, Russell foi levado para o hospital, mas já foi dado como morto logo ao chegar, como informou o legista.

O detetive foi o principal investigador do assassinato de Notorious Big (Christopher Wallace). Depois de alguns meses de investigação, Poole acusou um policial da LAPD (Polícia de Los Angeles) de conspirar com a Death Row Records e seu mentor, Suge Knight. Poole acreditava que o assassinato de BIG foi uma retaliação de Suge Knight pelo assassinato de Tupac.

Após 1 ano de investigações, o policial chefe da época, Bernard C. Parques, ordenou para que o detetive Poole encerrasse sua investigação. Em protesto, Russell Poole se aposentou da polícia em 1999.

Eu acho que estava ficando muito próximo da verdade“, disse Poole  à CNN em 2011 . “Acho que eles (chefes da polícia) temiam que a verdade seria um escândalo (…)  Suge Knight, para mim, foi um dos gangsters mais poderosos da área. Ele era bem organizado, tinha muito poder, ele tinha dezenas e dezenas de policiais que também trabalhavam em suas organizações.” completou.

Embora Poole tenha dedicado grande parte de seus esforços para solucionar a morte de Biggie Smalls, enquanto prosseguia trabalhando como detetive particular, ele também escreveu um livro sobre o caso e sua teoria chamado: LAbyrinth: A Detective Investigates the Murders of Tupac Shakur and Notorious B.I.G., the Implications of Death Row Records’ Suge Knight, and the Origins of the Los Angeles Police Scandal

Após 18 anos, o assassinato de Christopher Wallace, o Notorious B.I.G, segue como um mistério.