Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

“Good Smell” e a relação entre passado e futuro, feita por niLL

“Regina” foi o melhor álbum do ano de 2017. Essa frase pode ser um pouco questionável, afinal, saiu muita coisa boa no ano passado, mas nada que tenha chegado aos ouvidos de forma tão sincera e verdadeira, quanto esse álbum.Com ele, niLL conseguiu não apenas fazer com que nos identificassemos com os assuntos tratados em seu trabalho, mas também, adentrar em sua vida e a forma com que ele enxerga o mundo. Os áudios do Whatsapp e a forma simples de tratar de assuntos grandiosos, nos dá a sensação de estarmos dentro da família do MC. Regina vira nossa mãe e tudo, das questões mais simples até as mais complexas, passam a ser relevantes para nós. Dessa forma niLL se torna um personagem de algum anime que gostamos, ou algo do tipo, alguém que acompanhamos e torcemos. 

Porém, ao término dessa temporada, que foi seu primeiro álbum, o que viria a seguir?O segundo capítulo dessa história nasceu no dia 30 de Agosto, quando niLL lançou seu segundo trabalho, a Mixtape “Good Smell”.No meio de tantos conceitos que poderiam ser comentados e destacados, seria impossível falar sobre esse novo trampo sem voltar a mencionar o “Regina”.”Good Smell” seria uma perspectiva diferente, em relação a vida e os relacionamentos de niLL, uma nova forma de encarar o mundo.O seu primeiro álbum termina com a faixa “Tchau, Regina”, em que o MC fala sobre a saudade que sente de sua mãe, e no meio de tantas palavras que poderiam ser usadas, é na simplicidade que niLL encontra o tom certo para nos passar uma fração de suas sensações. 

Enquanto seu álbum finaliza relembrando o que passou, o que não se possui mais, “Good Smell” seria um respiro para lembrar que niLL ainda tem muito pela frente. Ele já lidou com a perda da mãe e agora olha para o futuro, com opiniões e visões diferentes. Se compararmos as duas capas,dos dois trabalhos, isso fica muito perceptível.Em “Regina” é um desenho feito pela sobrinha do MC, que assim como uma foto, serve para guardar uma recordação, para eternizar um momento que já passou. Um pedaço de sua família, que ele deseja guardar para o resto de sua vida, mesmo que ela não esteja presente em sua completude. Já em “Good Smell”, o presente e o futuro estão em evidência. Mesmo que sejam referências a Animes, alguns elementos da capa aludem à outras interpretações.O picolé derretendo, por exemplo, passa uma ideia de imediatismo, da necessidade de viver o agora. E claro, é uma evidente referência a Naruto, de uma parte relevante da história do personagem, de um momento em que ele teve que aprender a lidar com a perda, assim como niLL.Já o braço autômato (assista Fullmetal Alchemist), seria uma representação do futuro, do desenvolvimento que niLL espera de sua arte e vida. Além de aludir a outro momento relacionado a perda. 

Dessa forma, percebemos o quão relevante foi “Regina”, na forma com que o MC vê o mundo atualmente e que mesmo olhando para frente, o passado ainda está presente. A nova mixtape chama-se “Good Smell” (Cheiro bom, em uma tradução livre), e falando cientificamente, é uma evidência da importância do seu primeiro trabalho, em sua história.Os aromas são capazes de despertar inúmeras lembranças em nós, de forma extremamente poderosa, relacionando nosso corpo com nossa mente. É um papo bem complexo, mas o importante é que cheiros remetem ao passado.

Mesmo “Good Smell” sendo a indicação de um niLL que quer ter novas experiências, encarar o mundo de forma diferente, percebemos que ele só é o que é, devido as partes boas de seu passado. O MC nos transmite que olhar para frente, não nos impede de ter umas boas recordações e essa mixtape é uma ótima previsão do que ainda vai sair da mente de niLL. 

 

” Outra noite, a mesma coisa, a cidade te liga
Você quer um castelo no céu
Mas por qual caminho iria?
Te chamaram essa tarde
Eu sei, é por nós, entendoMas sem você como vamos olhar o futuro primeiro?” (Hiromu)