A rede de streaming de música Spotify está se arriscando no conteúdo áudio-visual, o documentário “Gabriel o Pensador: Derrubando Muros, Expandindo Horizontes“, dirigido por João Wainer, é o primeiro do projeto da série Post Docs, que contará histórias profundas sobre músicas e as transformações que ela é capaz de provocar.
Com “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, de 1992, O Pensador chegou no cenário musical driblando a censura, quebrando tabus e dando voz à grande maioria da população brasileira, que estava descontente com o governo da época. Ao longo dos últimos 23 anos, suas composições incentivaram o pensamento sobre questões sociais e deram voz aos manifestos de milhões de pessoas em todo o Brasil.
O documentário de 25 minutos, lançado na íntegra na madrugada de ontem (5 de setembro), conta a vida de Gabriel desde a infância de classe média alta em São Conrado, cercada de amigos que eram moradores da Rocinha, até a consolidada carreira artística musical, marcada pelos raps de protesto, humor, irônia e quebra de tabus — Assista agora:
Ao redor do mundo, o Spotify vem apostando em diversas iniciativas envolvendo vídeo, rádio ao vivo e notícias por meio de parcerias com empresas de mídia. Já no Brasil, a atuação da marca ainda é bastante tímida e restrita ao streaming musical. Ações pontuais como esta ainda são veiculadas apenas nos canais sociais do Spotify e não dentro da plataforma.