Fotografia: Milena Abreu

Farol das Estrelas: live de Rei Lacoste promove valorização de artistas da Boca do Rio

Um dos pólos culturais de Salvador, o bairro da Boca do Rio tem grandes representações na cena do jazz, samba reggae, pagode e, também, no hip-hop. Na próxima segunda-feira (28), o artista Rei Lacoste lança a live Farol das Estrelas, às 18h, em seu canal do YouTube, com as participações de artistas que carregam o bairro em suas trajetórias. 

Entre os nomes que farão parte do projeto, estão: Giovani Cidreira, VUTO, Laela BB, Mateus Moreira, Monarkill e Vicente. A live, gravada no home studio de Rei Lacoste, ainda morador do bairro, visa resgatar e fortalecer as diversas expressões culturais da Boca do Rio que, ao longo dos anos, sofreram um processo de apagamento por conta da marginalização e violência impostas. 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

A proposta

Com o objetivo de criar um diálogo entre a tradição histórico-artística e as novas vozes que compõem a cena cultural do bairro, a live traz nas suas entrelinhas o diálogo com o novo e o velho, ancestral e contemporâneo, arcaico e moderno, ao levantar questões íntimas da vivência de um bairro periférico e majoritariamente negro. 

“Para além, a proposta, no quesito musical, busca passear entre o trap, boom bap, indie e afrobeat, com instrumentais que dialogam com a história da música como a MPB, tropicalismo e a música negra mundial, mas apontando também para abordagens mais recentes, como o pop”, explica Rei Lacoste. 

O artista baiano também é responsável pela direção geral da live, que conta com a fotografia de Milena Abreu e gestão de Juci Reis, em conjunto com o Flotar Programa.