Escute o EP “Human” do Garius MC

Quase um mês após o lançamento do videoclipe de ”Edredom”, com feat de Blackmura e Freitas, Garius retorna com o lançamento de seu EP ”Human” – o primeiro projeto do artista que se distancia do gênero Trap.


Composto por 4 faixas, dentre as quais somente uma é Trap, a coleção vem com a proposta de aproximar o gênero a vertentes de musica eletrônica. Com instrumentais que trazem muito do House eletrônico e do Disco da década de 70, Garius diz ter a intenção de que sua voz soe como um ”sample” nas faixas – e não como versos em cima de um beat.


Na faixa inicial, ”Am I Even Human?”, o instrumental do produtor Thiago Sub se destaca pelo sample que traz a frase do título e a bateria que lembra um ”disco modernizado”. Dando continuidade à track, Garius questiona em seus versos: “Será que eu sou normal e eles que tão tripping? Será que eu estou certo e eles se enganando?”


Após se questionar como humano, a segunda faixa chega no EP como uma afirmação. Em cima do único instrumental de Trap da compilação, produzido pelo beatmaker Leite, Garius e Jovem Basti falam com todas as palavras – e melodias – que têm certeza do caminho que trilham. Parceiros de som desde 2016, a faixa é quase que uma conversa entre os artistas sobre sonhos – como dito por Basti no verso ”É que desde o início eu disse que ia dar certo. E tá perto, então vamo. Sucesso, meus manos merecem It’s just another day before worldwide!”


Na terceira faixa, entitulada ”Marlboro”, as baterias do House voltam a comandar os fones de ouvido em um instrumental produzido por Lucas Coji, que conta também com produções de Psytrance. O título da faixa diz muito sobre a track, mas o resto é melhor descobrir ouvindo. Pra tentar resumir, podemos parafrasear um dos versos de Garius na track: “Eu tô fumando um marrom, enrolei num Marlboro pra não chamar a atenção”.


Para finalizar o EP com chave de ouro, Garius e Coji construíram a track ”I feel”. Com um samples da banda Pluma que traz a frase ”I feel bad things”, a faixa fala muito sobre autoestima e segurança. Nos versos, Garius fala sobre a sua vontade de buscar a calma, longe dessas ”bad things”, que, segundo ele, ocorreria no ”interior de eu mesmo”. Segundo o artista, ”essa faixa é sobre nós sermos portos seguros para nós mesmos e nos pertencermos a nós”.


Para somar às faixas e construir uma obra completa, Garius convocou o videomaker curitibano NVK para dirigir um videoclipe – da faixa ”Am I Even Human?” – e 3 visualizers do projeto. Além do videomaker, o designer Duran também somou no projeto com o intuito de criar uma identidade visual que case com as faixas – uma estética futurista.

O EP ”Human” é uma obra que fala muito da importância de se sentir livre para ser o que quiser e sentir que deve ser – que, segundo Garius, é o que ele precisava ouvir no momento.