Diretamente da Baixada Fluminense, no RJ (mais especificamente de Nova Iguaçu City) GB Montsho é um MC que começou cedo no rap. Tudo teve início aos 15 anos, ao participar da “Oficina RapLAB” do Instituto Enraizados, responsável por diversos projetos envolvendo o Hip-Hop, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa mesma época integrou o grupo “Fatal Rap“, onde já lançou dois singles.
Mas nem tudo se resume ao Rap, GB mesmo novo é extremamente ativo politicamente. Aos 16 anos entrou para o Movimento Estudantil onde foi eleito por mais de 400 estudantes, Diretor de cultura da Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AERJ). Nessa mesma época, o MC também tornou-se produtor e Mestre de cerimônias da Batalha da Da Délio em São João de Meriti.
Atualmente com 18 anos, GB faz parte do coletivo OHN Crew e é produtor/Mestre de Cerimônias de outra roda cultural, a Batalha de Morreba em Nova Iguaçu (RJ). E transmite toda sua nova, mas extensa vivência, junto com o já citado Instituto Enraizados, através do projeto “Enraizados no Vagão“, onde atua fazendo poesias nos transportes públicos, praças e instituições de maneira geral.
Falando do que interessa, que é a música, GB lançou no último dia 01/12 o clipe de sua faixa “É o Crime“. Contando com a direção de Inbute, que também é um rapper e poeta e a filmagem que ficou nas mãos de Imperatriz do Instituto Enraizados e pelo Ramiro Lucena, a gravação foi feita no Museu do Grafite (Pavuna-Rj), durante o ano de 2017.
A edição contou com a já experiente produtora Rolo_b, com quem GB já produziu outros trabalhos, como o clipe da música “Só de Caô”, com participações de Shu, Ninja e Dorgo.
“É o Crime” tem uma pegada irônica e nasceu da deia de um selo chamado “Rxsa Gang“, talvez tenha sido seu trabalho com mais destaque. A produção musical é do Marcão Baixada que produziu tanto o Beat, quanto a Mix/master. E assim chega GB Montsho, com pouca idade, mas com uma longa caminhada no rap.
Confira o clipe de “É o Crime”: