Conheci Mistah Jordan pela página do Facebook do MC Ralph. Abri o link do EP “Junkie” e de primeira já curti. Rap cru, direto, com diversas referências de qualidade, rap e reggae tudo junto. Resumindo, Mistah diz que “minhas influências musicais são músicas boas, música da alma, música que vem do coração. Que toca na criança e toca no senhor”.
Marcus Vinicius A.ka Mistah, cria de São José dos Campos, filho adotivo, cresceu com a referência do samba, música negra, reggae e rap. Iniciou na música pelo reggae através da banda Estrela de Davi, na qual gravou o primeiro CD de sua carreira — sendo dele o primeiro CD de toasting (uma vertente do reggae) do Brasil —, gravado em 2010.
Dj Sleep E MC Ralph foram um dos principais parceiros no começo de sua caminhada no rap. Mistah acredita que “o rap além de te dar um compromisso na vida, te dá um desafio pra você se superar e se tornar um ser humano melhor. O rap junta pessoas, transforma vidas”.
Em relação ao EP, as influências foram os “tropeços e problemas da minha vida, a vida real, cair e ter a consciência de levantar, a vontade de vencer, a coragem de você se reconhecer derrotado pra depois se reconhecer vitorioso”. O mc diz que a inspiração foram seus dois filhos. Musicalmente falando, o próprio MC Ralph, Rato MC, Seht, MC José, LK, Nego Max, Alex Black, Skema B+L, Ericon, T Rex, Blood, Rdee, Enide, Mattenie e Ice suas inspirações.
A gravação rolou no estúdio Wasabi, mas teve que ser interrompida por falta de grana. E um ano depois, os produtores Diego Xavier e Dênis Xavier firmaram uma parceria junto ao MC e finalizaram a produção do EP. O lançamento oficial será transmitido ao vivo direto do estúdio, no sábado, dia 8 de abril.
Mistah considera a faixa “Respeito” a mais especial do EP. Ela é uma homenagem ao Marcelo D2 com beat do DJ Sleep, riscos do DJ 3D e a participação de Marcão Pagodeiro, Luisinho da Cuíca e Marcinho Moreira.
https://www.youtube.com/watch?v=JRsxdvw6am0
Em “Cânhamo”, que conta com riscos de Dj Cirilo, “Cocaína” e “Crack”, com beat e riscos do Sleep, o mc lembra da conscientização da música rap e falar para a molecada. “Não sou santo, mas não quero que ninguém passe os perrengues que passei. Melhor sem drogas. Não faça o que eu faço, faça o que eu digo”.
“Levanta e Ruge” e “Será cobrado” completam o ótimo EP, o sétimo de sua carreira. São notáveis as diversas referências a D2, Criolo, SNJ, Tim Maia, Chorão, Raul Seixas e até um sample de Roberto Carlos em “Cocaína”. Vale a pena conferir o seu trabalho junto com o MJ7 e o Sociedade dos Poetas Livres também, grupos no qual faz parte.
Ouça o EP “Junkie” na integra:
Músicas
- Cânhamo
- Crack
- Cocaína
- Levanta e Ruge
- Será Cobrado
- Respeito