Em um universo musical tão vasto, cada dia tem se tornado mais complicado se destacar na diversidade de lançamentos que são liberados todas semanas. Houve um momento em que decidimos fazer um levantamento de todos os lançamentos da semana do rap nacional, catalogando músicas de gigantes da cena aos artistas do underground. Qual o resultado? Uma lista imensa com mais de 100 faixas, isso porque fizemos uma pesquisa e chegaram até nós mais alguns, mas com toda a certeza muitos ficaram de fora.
Saber fazer uma estratégia de lançamento é fundamental pra se destacar na cena, mas para além disso, um bom lançamento também está relacionado com uma boa data. Você não sabe o que terá de relevante dentro da cena acontecendo na semana do seu lançamento se você faz o certo de enviar suas músicas para as plataformas digitais com no mínimo 15 dias de antecedência, mas existem fatores que podem te ajudar a escolher uma data que faça sua música ter um espaço a mais pra divulgação e receber mais atenção dos ouvintes.
Primeiro, vamos falar sobre consumo de rap? Avaliando semanalmente o top 50 do Spotify, podemos perceber uma alteração no consumo, as faixas de rap que estão presentes no ranking se mantém em posições relevantes ao longo de toda a semana, entretanto, perdem posições para outros gêneros como o funk e o sertanejo quando chega o final de semana, a mudança pode começar a ser visualizada na sexta-feira. Esse é um exercício que você pode fazer e comprovar.
O que podemos tirar de lição sobre isso é que o rap não é tão consumido no final de semana quanto outros gêneros. Então fazer o seu lançamento em um final de semana é uma boa estratégia? Em feriados o mesmo movimento acontece, então ligue o alerta para as datas comemorativas.
Agora, vamos aprofundar isso pra dentro da realidade do rap? Nós temos dentro da cena diversos artistas que estão no hype do hype e com isso eles são os mais comentados pelo público e mais publicados pelas páginas de rap. Esses artistas, tem liberdade para fazer um lançamento em qualquer dia da semana, porque existe uma expectativa ao redor dele e um público aquecido para receber a novidade. O artista do underground vive um processo de concretização de imagem e de reconhecimento pelo público, por isso, não concorrer com os artistas do mainstream do rap é uma estratégia inteligente pra ser implementada no seu lançamento.
Alguns artistas preferem fazer seu lançamento na sexta-feira devido a atualização de playlists costumar ser realizada nesse dia, entretanto, atualmente algumas playlists tem sido atualizadas na quinta-feira ou até mesmo em outros dias da semana. Entrar ou não em uma playlist editorial hoje em dia está mais vinculado com um bom pitching (apresentar seu lançamento através do acesso para artistas de plataformas como Spotify, Amazon, Tidal, Apple Music etc.) do que com o dia que você solta a faixa, no entanto, a atualização nunca é realizada aos finais de semana. Com isso, caso seu lançamento seja em um sábado, ele não entra no radar daquela semana, mas sim, da próxima, o que acarreta na sua música não ser mais uma novidade pros curadores. Por isso, é bom se atentar a isso também.
Para além disso, como os artistas do mainstream costumam lançar seus projetos nas sextas, a atenção do público e da mídia sempre vai ser pra esses artistas. Baseado nisso, vale a pena competir essa atenção?
Por isso, aqui vão algumas de nossas sugestões:
- Dependendo do seu tamanho como artista, não lance sua música na sexta-feira. Vai lançar na sexta? Evite soltar depois das 18h;
- Não faça lançamentos em finais de semana ou feriados;
- Se souber de algum grande lançamento com muita antecedência, busque evitar a mesma data para não competir atenção da mídia e do público;
- Prefira fazer seu lançamento de terça a quinta-feira;
- Dê preferência aos primeiros horários do dia, entre 10h às 12h.
Pense que as primeiras horas do seu lançamento são muito valiosas e conseguir que o público passe o dia falando e compartilhando o seu lançamento é bem mais interessante que soltar a música à noite, ter bons resultados inicialmente e depois perder relevância porque quase ninguém posta nada de madrugada. Soltando mais cedo, você tem um dia inteiro de divulgação e não perde espaço para os períodos de maior inatividade.
Além do mais, soltar mais cedo e em dias menos concorridos pode te favorecer na divulgação da faixa. O RND, por exemplo, recebe diversas sugestões de pauta todos os dias, mas na sexta-feira o número de sugestões é sempre maior do que ao longo da semana. A possibilidade de um dos nossos colaboradores receber sua sugestão ao longo da semana e decidir falar sobre ela é muito maior do que na sexta e nos finais de semana. A mesma lógica pode ser usada com os horários, sugestões enviadas ao longo da manhã/tarde tem mais possibilidade de publicação do que enviadas de noite, pois estas serão vistas apenas no dia seguinte (onde perdemos a novidade, o que é importante também na hora da divulgação). Reflita a mesma lógica para as demais mídias que você deseja enviar seu lançamento.
Convidamos o A&R da Symphonic, Caio Vinicius, para trazer sua visão sobre melhores práticas para artistas do underground:
Eu imagino que pros artistas do underground é extremamente importante, quando falamos de data de lançamento, ter um cronograma de planejamento. Isso vai desde quando precisa ter a capa, a versão final da master, quando ele vai estar preenchendo o pitching. É necessário enviar o material pra distribuidora com 30 a 40 dias de antecedência, porque a gente sabe que alguns artistas que são muito grandes, quando ultrapassam esse limite do tempo, conseguem mesmo assim pegar playlist, mas quando falamos de artistas do underground tem que fazer o passo a passo, o arroz com feijão bem certinho, porque se não a chance que já é menor, vai pra quase nula. O que vale é sempre o artista saber, se ele tem expectativa em um som que ele acha que vai pegar playlist, mas vai lançar a música no domingo, é necessário realinhar a própria expectativa.
Sabemos que a vida do artista independente não é fácil e às vezes realizar determinadas estratégias podem ajudar a dar mais visibilidade para os trabalhos. A competição tem cada dia aumentado mais e analisar o mercado pode ser uma boa saída na hora de tentar um destaque maior.
Lembrando que, tudo que foi falado aqui deve ser analisado e pensado individualmente se faz sentido para sua carreira. Não existem verdades absolutas, principalmente no mundo da música. O que dá certo pra determinado artista, pode não dar pra você e vice-versa. O importante é estar atento as movimentações da cena e sempre se manter atualizado das melhores práticas.