Cash Money é processada por não pagar royalties de samples originais

Os problemas judiciais de Birdman continuam a se acumular. De acordo com o site TMZ, estes novos processos contra Cash Money foram apresentados por artistas que tiveram suas músicas sampleadas mas não receberam nenhum centavo pelo royalties.

https://www.youtube.com/watch?v=udsmegqZMzg

O processo contra a Cash Money pede 3,3 milhões de dólares em danos para a falta de pagamentos. As músicas envolvidas são: “You” de Lloyd, com participação de Lil Wayne, que tem sample do sucesso dos anos “True“, da banda britânica de rock Spandau Ballet; e também “Certified” de Glasses Malone, que tem participação de Akon.

Apesar de “Certified” não representar financeiramente lá muita coisa para Cash Money, “You” alcançou a posição nº 9 no Hot 100 da Billboard em 2007 e também ficou no topo da Hot R&B/Hip-Hop Songs durante esse mesmo ano, a versão remix desse som tem Nas e Andre 300.

Tem uma faixa do último disco do J.Cole, “Note to Self“, que ele agradece a quem liberou os samples para ele e lembra o quão é difícil conseguir a liberação para usar alguns samples. Será que a culpa disso acontecer são de pessoas como Birdman que não pagam os royalties dos samples usados?!