O que falar do Mano Brown que a gente mal conhecia e já considerava pakas, isso foi em 1998 com sobrevivendo no inferno, desde então a consideração foi só aumentando. Mano Brown tem que ser respeitado antes de mais nada, aconteça o que aconteça, ele sempre vai ser o pilar do Rap Nacional, independente de qualquer coisa. Você que se diz fã de Rap, mas não conhece nenhuma música dos Racionais… Volte a ouvir Kelly Key.
A revista Rolling Stones especial do mês de Novembro tem como capa o grupo Racionais Mc’s, quem puder compre a revista, pois está sensacional, um assunto pertinente e polemico (menos do que os mamilos) foi o lançamento de um disco solo pelo Mano Brown em 2014. Logo em sequência a esse anúncio de novo disco tem um trecho que diz assim: “O disco solo é produzido há dois anos na Blue House, propriedade comprada e reformada por ele com o dinheiro recebido de uma multinacional fabricante de material esportivo para gravar uma versão de “Umbabarauma” ao lado de Jorge Ben Jor.”
O que me desperta o interesse nessa parte do texto é a conexão com palavras que eu disse anos atrás quando a música “Umbabarauma” foi gravada e lançada, naquele momento eu tinha dito que o Mano Brown tinha recebido 1.1 Milhão de reais para gravar a música em questão; eu sei que é difícil de acreditar e que esse valor é grande até para artistas POPs que estão na crista da onda com suas músicas tocando no Domingão do Faustão. Não sei o por que a Nike pagou esse valor ao Mano Brown, eu só sei que esse foi o valor pago, eu tive essa informação na época do lançamento. O que pode ter inflado o valor do Mano Brown é o fator: “Sou fodão, não ligo pra dinheiro”; talvez seja por isso que a Nike bateu o martelo por 1.1 mi de reais. Não sei quanto custou a Blue House nem as reformas, eu citei esse trecho pra concluir que minhas informações da época eram verídicas.
Mano Brown recebeu entre 450 a 600 mil reais para produzir a Mixtape O Jogo é Hoje, essa foi uma informação que um contato me passou, contato esse que era do Fórum Rap Brasil, um dos melhores sites de Rap que havia alguns anos atrás.
Os pontos que eu quero ligar são, Mano Brown já recebeu uma fortuna da Nike, Mano Brown continua sendo o Mano Brown, talvez o tempo esteja-o deixando mais marrento (de vez em quando ele dá uns “sorrizinhos”). Ele foi inteligente, gravou uma música com o Jorge Bem, seu ídolo, ganhou muito dinheiro. Eu acho que ele fez o certo, ele não foi podado nas gravações, na mixtape a Nike apenas pediu que não houvesse palavrões, pois as músicas iriam passar na TV aberta (falecida MTV), não consigo me lembrar se havia músicas que continham palavrões. Nessa Mixtape Flora Matos enfim flertou com o mundo em algo mais oficial, com a música Mundo Pequeno (que veio se tornar uma das minhas favoritas em 2008).
Moral da história, se o sistema te der dinheiro, aceite e roube até o que ele não te der, mas continue sendo você e use esse dinheiro para fazer algo que você acredite que seja bom.
http://www.youtube.com/watch?v=YQOOzvwW2Wk