Após ser premiado no Brasil e no exterior, Muato lança clipe de “Mo Fé Tu” com Nara Couto

O novo single do polivalente Muato (ele canta, compõe, atua, produz, pesquisa, escreve roteiro, toca violão de oito cordas e outros instrumentos) já está disponível em todas as plataformas digitais. Desta vez, ele compartilha os vocais com a baiana Nara Couto em “Mo Fé Tu”, também registrado em clipe.

Unindo o iorubá com a língua portuguesa, “Mo Fé Tu” é uma invenção poética que expressa uma nova forma de dizer “Eu te amo”. É a segunda música da Live Session do projeto “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”, com mais três lançamentos previstos até agosto.

A parceria de Muato com o ator e compositor Danilo Mesquita começa com a expressão “um pedaço de rua”, fazendo referência à moradia do casal.

Essa música traça um paralelo sutil e sensorial que questiona os limites da rua (espaço público) e da casa (espaço privado) com a própria relação amorosa em si. Quando compus, estava refletindo sobre a propriedade privada e fazendo uma relação entre os contextos sociais e amorosos em torno dela — conta Muato.

Nara Couto, convidada especial do single, ficou conhecida pela música “Linda e Preta” e está com o seu primeiro disco solo prestes a sair do forno. Além de cantar, ela é diretora, atriz e coreógrafa. Já dançou com o Balé Folclórico da Bahia e com a conterrânea Daniela Mercury, por exemplo, e é uma promessa da nossa música.

Muato tem como característica marcante sua atuação em diversas funções do fazer artístico, seja como compositor, produtor musical, cantor, poeta, ator ou instrumentista. A sua musicalidade o faz transitar pelos universos do teatro, cinema, música, poesia e artes visuais, sempre imprimindo personalidade através da sua identificação com a expressividade afrodiaspórica contemporânea. Uma das suas marcas registradas é a utilização de recursos vocais não convencionais, a percussão vocal e o violão de 8 cordas em uma linguagem de muita improvisação. Premiado na Alemanha pelo “Awards Deutscher Pop & Rock Preis” de 2019 em sete categorias e ganhador do “Prêmio APTR de Teatro” em 2020 por “OBORÓ, Masculinidades Negras”, coleciona parcerias com nomes da nova geração e artistas consagrados, como Isabel Fillardis, Robertinho Silva, Cristovão Bastos, Clarice Assad, Pedro Ivo Frota e Sid Ferreira.

Trama de amor, resistência, versos e ritmos  

Em “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”, Muato cria uma abordagem poética onde direciona o olhar para as questões político-sociais interferindo na forma de se viver os amores. Essas criações são regidas por formatos diversos de Love Songs temperadas com uma poesia imagética e um flerte estético entre a Canção Brasileira, o Hip-Hop, o Pop e o Jazz. O projeto foi selecionado pelo “Bossa Nova”, programa de fomento à cultura idealizado pela plataforma Benfeitoria e viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo do ISS-RJ, com patrocínio do Grupo Globo, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Kappamakki, PSR e Rede D’or.

“Mo Fé Tu” e a série completa podem ser conferidas no canal do YouTube do artista.

Assista: