Alguns dos melhores CD’s de RAP ao vivo

Na era do streaming o que não vemos há algum tempo são os projetos ao vivo (dando espaço para acústicos). Que no Rap não é lá nenhuma tradição, mas os que existem se tornaram clássicos. Álbuns ao vivo são um diferencial na carreira de um artistas e também é uma maneira de cativar a rapaziada que vai aos shows.

Na história da música temos discos ao vivo que são referências, como “One Love – All-Star Tribute” que tem um time com Lauryn Hill, Erykah Badu, Tracy Chapman, Jimmy Cliff, Queen Latifah, entre outros. E “Live At The Apollo“, de James Brown, foi nada mais nada menos classificado o disco número 24 na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Vamos relembrar alguns dos melhores cd’s de Rap ao vivo.

Detentos do Rap – Ao Vivo

Gravado em 2003, primeiro registro ao vivo do grupo, onde cantam sucessos como “Som do Inferno“, “Casa Cheia“, “A Ideia é Forte” e “Baseado em Fotos Reais“. Em 2013 eles viriam gravar mais um trampo ao vivo, o DVD “Eternamente”.

Facção Central – Ao Vivo

O sexto álbum da carreira do grupo, lançado em 2005, o CD ao vivo chama a atenção pela qualidade da mixagem e masterização, além de um ótimo show com participação de cantores fazendo os back vocals.

Dexter & Convidados

O projeto que teve início em 2009, que posteriormente se tornou DVD em 2014 (A Liberdade não Tem Preço). Gravado em Diadema-SP, Dexter e Convidados conta com várias participações como Rappin Hood, MV Bill e Mano Brown.

Criolo & Emicida

Não só um álbum ao vivo, mas também um álbum de colaboração. “Criolo & Emicida Ao Vivo” é um registro gravado todo em preto e branco no Espaço das Américas em São Paulo, em 2012. Foi lançado em 2 de Julho de 2013, pelas gravadoras Oloko Records e Laboratório Fantasma.

https://www.youtube.com/watch?v=Vs_cJgEFG2w

Espaço Rap Ao Vivo Especial

As icônicas coletâneas do Espaço Rap… Quem não se lembra?! Em 2004 saiu a edição “Ao Vivo Especial“, que apresentou Ao Cubo para o Brasil inteiro e tinha a presença de clássicos como “H.Aço” do DMN, “Pensamentos” do SNJ, “Vai na Fé” do DBS, entre outros.

Racionais MC’s – Ao Vivo

Antes DVD “Mil Trutas, Mil Tretas“, os Racionais lançaram em 2001 o primeiro trampo ao vivo do grupo, com os sucessos de “Sobrevivendo no Inferno”, esse foi o trabalho que antecedeu o clássico álbum “Nada Como um Dia Após o Outro Dia”. Gravado em algumas cidades de São Paulo como Jundiaí, Mauá e Interlagos, as faixas são intercaladas por interlúdios de depoimentos de cada membro do grupo. Destaque para “Formula Mágica da Paz” que foi cantada na base de “Keep ya Head Up” do 2 Pac.

Hip Hop Futurista Ao Vivo

Gravado na Praça da Moça em Diadema em abril de 2002, Hip Hop Futurista é um registro que reuniu no mesmo palco SNJ, DMN, SP Funk, Código Fatal, Z’África Brasil, Trovadores e Afroindígena.