Na era do streaming onde, alguns artistas, lançam músicas mensal, as vezes até semanalmente, os álbuns duplos foram sumindo. Os que existem são verdadeiros clássicos, intocáveis, tais como: “All Eyez On Me” do 2 Pac, lançado em 1996, “Life After Death” do Biggie em 1997, também de 97 o “The Art of War” do Bone Thugs e o “Wu-Tang Forever” do Wu Tang Clan, Jay Z soltou em 2002 o “The Blueprint II”, Nas em 2004 o “Street’s Disciple”.
Mas e no Brasil?! Você lembra dos álbuns duplo do Rap Br? Ainda ouve? Se não se lembra o RND vai te ajudar a se recordar e se já faz tempo que não ouve nós vamos deixar o link aqui para você matar a saudade!
Começando pelo mais recente dos discos duplos, lançado em 2007, “Dos Barracos de Madeirite, Aos Palácios de Platina” do Realidade Cruel. Músicas como “O Resgate”, “Quem Sabe Um Dia” e “Ao Menos Uma Vez” se tornaram hinos.
Em 2004 GOG chegou com um remédio não só para periferia, mas para o mundo, “Tarja Preta” com venda sob prescrição periférica! Com todas as faixas contendo apenas samples de música brasileira.
https://www.youtube.com/watch?v=ge-dJ2xVOto
https://www.youtube.com/watch?v=TqZnQMxT2ZA
O líder do APC 16, Pregador Luo, lançou em 2003 seu primeiro trampo solo, “RevoLuoção”, e foi logo um álbum duplo. Além de toda a banca da 7 Taças, os cd’s ” “Arquitetura da Revolução” e “Nova Ordem”, contam com as participações de Lino Crizz, SP Funk, Z’Africa Brasil e Péricles.
Facção Central é um grupo que curtiu essa parada de álbum duplo, só deles são dois que eles têm na carreira. O “Direto do Campo de Extermínio” de 2003 e “O Espetáculo do Circo dos Horrores” de 2006. Todas as letras são de autoria de Eduardo e as participações são só dos manos que fazem os back vocals nos refrões. E já ficou claro que Eduardo é um especialista em disco duplo, já que seu primeiro trabalho solo também é um cd duplo.
E o que falar de “Nada Como Um Dia Após o Outro Dia” dos Racionais hem mano?! Eu acredito que em 2002 nossa vida se resumia em decorar “Eu Sou 157” pra cantar a música todinha sem errar uma linha, declamar a intro de “Jesus Chorou”, repetir como se tivesse pagando sapo pra alguém o salve no final de “Negro Drama”, dialogar com sua rapaziada que nem no dialogo inicial de “Vida Loka I”, brindar repetindo aquela última rima de “Vida Loka II” e se inspirar ouvindo “A Vida é Desafio“.
https://www.youtube.com/watch?v=xjCB4V8sL8A&list=PLA654B73A44C9D58A