WRM (World Rap Music), produtora e gravadora, chegou com o plano ambicioso de unir rap nacional e Europeu. Dia 5 de dezembro, foi lançado o primeiro trabalho do projeto voltado à Europa. Diversos artistas foram convidados para viajar ao exterior, gravando sons e clipes durante a viagem.
Zermatt conta com a participação de ADL, Pedro Qualy, Ber, Thai Flow e Haitam. O nome da faixa faz referência à área dos Alpes, na Suíça, um dos pontos turístico mais procurados na Europa por sua beleza. O clipe foi gravado no Cervin, a famosa montanha do Toblerone e Paramount. uilherme Brehm realizou a direção de arte, Fabrício Figueiredo a direção de fotografia, Addam Yamashita a edição e pós-produção.
O beat é um lindo BoomBap forte e visceral e a letra fala sobre a ascensão de cada artista, assim como outros assuntos que vão da própria cena do rap ao cenário político. O instrumental foi assinado por NOBRU Black e Teden55. NOBRU também cuidou da mix e master. Eric Jeanrenaud e Gustavo Cunha foram os responsáveis pela produção executiva.
Não posso deixar de lado a avaliação pessoal sobre o trabalho: um beat emocionante que se encaixa perfeitamente ao timbre do Qualy, com um refrão sobre chegar no ápice. Haitam rima em árabe numa região aguda de voz incrível, algo totalmente original e que a gente quase nunca vê no rap nacional. Por fim, Lorde ,sinceramente, fecha o som num dos últimos versos que são a prova do nível elevado do nosso hip-hop.
Os pés na Europa / E o coração nos becos / Lembre-se de mim, pelas suas vielas / Amor, acende a luz que eu vou voltar pra minha favela / E isso não é retroceder Isso é estar livre de celas! (Lord)