No dia 17 de setembro, Ras Tibuia, um dos rappers e militante do movimento Hip Hop goiano desde a década de 90, finalmente estreou um trabalho solo no canal Rap Box. Em menos de 24h, o vídeo já ultrapassou 18 mil views. Assista o clipe:
Tibuia começou no rap como dançarino bboy, fazendo parte de uma crew (grupo) de Break Dance chamada “Magneto Hip Hop”. Em 1998, iniciou a sua trajetória como Mc e em 2001, juntamente com o artista Yellow Man, formou o grupo de Rap “Atropa”, que posteriormente veio a se chamar “Atropa H2”. O grupo lançou o primeiro álbum em 2005, intitulado “Style Sujo”. Ras Tibuia também participou de alguns projetos musicais com grupos de Rap de todo Brasil. Entre eles: Testemunha Ocular-GO, João Basílio-SP, Pepo Nunes-SP, Buda Paz-SP, JL de Curitiba-PR, Gasper-GO, Atentado Napalm-GO, Nocivo Shomom-SP, Mic’D-GO. Em 2016, o rapper ingressou no coletivo Wu-Kazulo, com o objetivo de intensificar a cultura de rua da cidade de Goiânia. Através do RAP, vem fazendo diversos shows em grandes apresentações em vários locais da capital, como boates e em grandes eventos culturais da periferia.
Como artista solo, após 20 anos de hip hop, Tibuia apresenta pela primeira vez no Rap Box com uma canção que metaforicamente compara pássaros a seres humanos. A música tem produção instrumental do goiano Saggaz Beats. Batemos um papo com o rapper pra saber mais sobre este som e essa merecida estreia. Confira a entrevista exclusiva:
RND – 1ª vez sua no Rap Box? Conta um pouco sobre isso…
RAS TIBUIA: Sim, a minha primeira vez graças a Deus chegou a hora haha! E estamos todos felizes por mais esta oportunidade que Jah tem nos concedido, e que por meio de todo movimento cultual hip hop, temos esta grande oportunidade de representar nossa cidade e nosso estado em um canal de grande visibilidade. Não digo só a nível nacional, mas sim de um grande canal que ainda vai crescer muito, ate mesmo nível mundial.
RND – São 20 anos de rap e só agora uma participação no canal… Como chegou até eles?
RAS TIBUIA: Então… Na verdade agente nunca esta sozinho né mari ? Eu nas mesmas condições que vários, também cheguei através de uma indicação. Já havia trocado várias ideias com alguns irmãos como: Gigante no Mic, Buneco, João Bazilio, Phamtom, seu Creisom, e ali falávamos sobre o que poderia ser feito para ter um projeto lançado pelo canal do Rap box. Mandei o som para o Phantom do Dragões de Komodo de São Paulo e ele gostou muito da musica, disse que o som era perfil do RAP BOX! Eu fiquei muito feliz, pois não havia pensado em mandar esta musica para os caras. Eu pensava, como fazer isso? Como mandar? Para quem eu poderia mandar essa musica? Foi ai que me lembrei de um mano que também trabalha fazendo algumas paradas como produtor no RAP BOX. Foi através de um dos produtores mais renomados da minha cidade de Goiânia que tive a primeira satisfação em desenvolver algo pelo projeto dos caras. Mandei a musica para o Mortão VMG que fez a indicação para o pessoal do canal, dai então fiz o meu primeiro contato com a produção, do Casa 1.
RND – Como foi produzir este trabalho para o canal, que tem uma visibilidade nacional incrível?
RAS TIBUIA: É uma experiência única liga minha irmã mari ! a equipe toda do Casa1 (Rap Box) me trataram super bem! Tanto o Leo quanto a sua equipe são de mil graus, me deixaram super à vontade, super tranquilo, são muito profissionais no que fazem! Por isso ai o motivo de um CANAL como você mesmo disse, que tem tanta visibilidade incrível, acho que a resposta está ai na competência no trabalho que eles desenvolvem. E para mim que já há vários anos venho buscando de alguma forma fazer um trabalho mais amplo, mais sólido e com maior visibilidade, esta sendo uma honra poder participar deste projeto, tendo em vista também divulgar a cidade de Goiânia no cenário nacional. O hip hop goiano vem se destacando com bons trabalhos e grandes canções de um grande nível, e poder participar do RAP BOX e ajudar a difundir ainda mais a cultura no âmbito nacional aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. O mercado ainda é muito pequeno para nós que estamos fora do eixo Rio-São Paulo, mais isso é uma realidade que vem rompendo barreiras e quebrando grades tabus a cada dia. E o RAP BOX vem dando esse suporte assim como o RND nas divulgações do Rap Nacional, o Lado Sujo Da Frequência que lançou também recentemente uma canção minha chamada “Coração Rasta”, tanto pelo canal deles quanto no Spotify e em todas as plataformas digitais. Por isso damos graças sempre, pela oportunidade que nos deram e pela oportunidade em servir…
RND- Canção Para os Pássaros. Do que fala essa canção?
RAS TIBUIA: Esta canção fala sobre como nos seres humanos somos parecidos com os pássaros! Pois cada um de nós, assim como os pássaros, estamos em uma constante busca pela liberdade. No nosso caso, a liberdade de expressão. Há em nós humanos o aprisionamento mental, que para mim vem simbolizando as gaiolas dos pássaros, como se fossem a prisão de nossas mentes, e a canção fala muito sobre isso! Sobre se libertar, evoluir a cada dia! Devemos nos libertar de todos os males que aflige a humanidade!
As gaiolas aprisionam os pássaros, E a mente os seres humanos, então libertem-se.
RND – O que mais este lançamento representa pra sua carreira?
RAS TIBUIA: Acredito que é o início de um novo ciclo, de uma nova vida, de esperança, de AMOR, pois é uma canção que, no momento em que terminei a escrita, eu já tinha sido transformado pelas melodias e rimas que constam nesse conteúdo lírico. A liberdade que ela me trouxe foi maravilhosa, uso até como autoajuda no meu dia a dia, bem assim como faço com todas as canções que componho.
RND – Essa canção estará inserida em algum projeto seu ou foi feita especial para o clipe no RAPBOX?
RAS TIBUIA: Essa canção é uma música que vai sair no EP do coletivo em que eu faço parte o wu-kazulo, juntamente com RENEDY, DAM CASEIRO, LUZ NEGRA, NGK, YELLOW MAN, SAGGAZ beats e DJ IAN. A Canção Para os Pássaros é parte de um trabalho com outras 6 músicas pesadíssimas que está previsto para sair na data de 30 de setembro a 10 de outubro, no canal do wu-kazulo e em todas as plataformas digitas também.
EP-Intitulado “OS SETE (7) ESPADACHINS DA NEVOA”
TRACKLIST DO PROXIMO EP DO COLETIVO WU-KAZULO
1) Saggaz – Flow Byakugan
2) Renedy – Brisa Poética
3) Yellowman – Tsukyomi
4) Luz Negra – Noite
5) Dam – Poder da canção
6) NGK – Guilhotina
7) Ras Tibuia – Canção para os pássaros