Niterói (RJ) mesmo sendo berço de diversas relíquias do rap nacional, tinha uma cena esfriada do resto do pais, principalmente pela falta de investimento na cultura. Mas alguns projetos e inciativas culturais, de jovens de atitude surgem sempre que o estado é critico; a Ujima Gang é uma dessas iniciativas.
A Ujima Gang surgiu dessa necessidade, dessa falta de cultura em espaços públicos. O grupo que reúne multiartistas do Rio de Janeiro e de SP teve incio em 2016; todos com a vontade de enaltecer sua cultura, além de leva-la a todos os cantos da cidade. Ujima significa “trabalho coletivo e responsabilidade” em Suaíli e é um dos sete princípios do Kwanzaa, celebração cultural afro-americana.
Deles vem o Baile da UG, já uma referencia na cidade, tendo inicio e sendo como principal palco a Praça da Cantareira, ponto de encontro da juventude de Niterói. Levando musica negra e tudo que é proporcionado pela mesma, pra literalmente o centro da cidade, pra enraizar de vez essa iniciativa.
O coletivo em ascensão foi convidado a apresentar o trabalho em outros espaços culturais de Niterói, como MACquinho, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Centro de Artes UFF. Eventos em parceria com Bombando Brinque, Roda Cultural da Cantareira, e outros. Fora as apresentações em festivais Interculturalidades, como o RedBull BreakTime Sessions.
O coletivo tem um grande contingente, todos com suas especialidades artísticas, confira os integrantes:
Alcelino Santos (Alceu) – Cantor, poeta, ator e artista visual
Andrei Alcantara (Drei) – DJ, rapper, produtor cultural, produtor musical e beatmaker
Bruno Costa (Brunin) – Rapper e mestre de cerimônias (MC)
Ciana Lopes – DJ, atriz e cantora
David Bernardes (Daviu) – DJ, cantor e produtor cultural
Heron Luis – Produtor executivo, produtor cultural, técnico de som e DJ
Jacqueline Gomes (Jaquelone) – DJ, atriz e poetisa
João Caetano (JOCA) – Mestre de Cerimônias (MC), rapper, percussionista e compositor
João Pedro Baraúna – fotógrafo, artista visual, poeta, produtor cultural
Leo Santos – Rapper e financeiro
Marlon Bruno (Mabru) – DJ e produtor cultural
Matheus Cabral (2mec) – Rapper e poeta
Sammuel Nogueira (Samaloz) – Rapper, artista visual e poeta
Silvio Brandão (SLV) – Poeta e modelo
Thomas Mariano (Sol Crespo) – Fotógrafo, produtor cultural e youtuber
Wallace Rosa (Wala) – Fotógrafo, produtor cultural e artista visual
O coletivo lançou seu primeiro single no ultimo dia 20; o som intitulado “U.G” foi muito compartilhado nas redes sócias, o que mostra a força da grupo. O som mostra um pouco da vivencia dos artista, com uma identidade atual, onde é apresentado o movimento e a estética do grupo.
No single, o qual teve toda uma produção audiovisual conta com a participação de diversos integrantes; rimam os rappers Samaloz, Alceu e Joca no beat de Drei. Com imagens de Walla, Sol Crespo e Baraúna inseridos no clipe e como capa. A gravação foi feita no estúdio O Quarto e a produção ficou por conta de Reurbana.
A capa do Som é uma referencia a capa do disco “ou panis et circencis”, um clássico da Tropicália. Relembrado do passado, e da importancia do movimento artistico que lutou contra a ditadura, a obra foi captada nas lentes de João Pedro Baraúna.
Confira abaixo o primeiro single da Ujima, um grupo que vai dar muito o que falar ainda esse ano, diretamente de uma obra de arte vinda de uma cidade fértil ainda.