Ahgave, DJ Taba, Rodrigo B1 e PachAna são de Mato Grosso e resolveram se juntar para lançar, no último dia 5, a Agrocypher, um grito de socorro do rap em nome do meio ambiente.
Convenientemente lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente – estabelecido pela primeira conferência da ONU sobre o meio ambiente, em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972 – Agrocypher traz uma pauta até pouco discutida no rap, porém, nada menos importante, principalmente na região centro-oeste, onde se encontra o Pantanal e que sofre com um dos vilões do meio ambiente e que da o nome ao som: o agronegócio.
Esta não é a única questão que ele aborda. Há também, inserido na letra, outros discursos importantes, como a extinção de direitos pelas recentes propostas de reformas trabalhista e previdenciária, valorização do indígena e machismo, além de pesadas críticas ao já citado agronegócio.
A produção é assinada por MTBeatdealer. Os trabalhos de mixagem, masterização e captação de voz foram feitos no Músicário Estúdio. A direção do clipe é de Ahgave.
Trecho da Música
“Todo dia atacam aldeias, /depois mudam a versão da história./ Nos conflito de terra até hoje, adivinha quem fica com a gloria?”