Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Os grupos que mais fazem falta na cena

Vocês estão ligados naquela pergunta clássica que você já ouviu de alguém ou já fez a alguém: “Mano, como seria o som do Sabota, do Biggie, do Tupac se eles estivessem vivos?”.

Vocês estão ligados naquela pergunta clássica que você já ouviu de alguém ou já fez a alguém: “Mano, como seria o som do Sabota, do Biggie, do Tupac se eles estivessem vivos?”.

Então, já pensou em fazer essa pergunta sobre os grupos que acabaram ou Mc’s que pararam? Não é saudosismo, ou talvez seja, mas a quantidade de bons rappers que simplesmente sumiram é grande, e pelo menos eu sinto bastante falta. Ano passado no festival YO! Music, X do Câmbio Negro se apresentou ao lado do GOG depois de mais de 15 anos sem subir num palco. Quem estava lá viu o quão foi memorável, assim como a volta do RZO também é uma parada memorável.

Então hoje é o dia de eu fazer aquela velha lista, que vocês já estão acostumados, dos grupos que não lançam algo já faz tempo e que todos nós sentimos falta.

Começando por um que teve o último trampo lançado em 2012: Pentágono. Desde que lançaram “Manhã” o grupo deu uma parada, cada integrante tem trabalhado em seu respectivo projeto solo. Em recente entrevista ao Programa Freestyle, Rael deu o papo que um show de despedida do Pentágono pode vir a acontecer.

[su_spoiler title=”LEIA TAMBÉM” open=”yes” style=”simple” icon=”plus-circle”]

“Não sou um gênio, só quero dizer o que penso, o que sinto”: Rael no Programa Freestyle!

[/su_spoiler]

Quem se reuniu há uns dias atrás no programa Manos e Minas para fazer geral passar mal de nostalgia foi o Simples. Com o seu primeiro, e até hoje único, disco lançado em 2006, “Escuta Aí”, a formação feita por Kamau, Rick, Stefanie e DJ Will era pesada!

Também no ano de 2006 saiu o último álbum do SP Funk, “Tá Pra Nóiz”. Disco que conta com participações de Negra Li, Mr. Catra e Lino Krizz.

Depois disso, Mr Bomba lançou seu disco solo, “De Ponta a Ponta”, em 2010, Tio Fresh lançou o seu disco em 2011, o “Brazil Hip Hop Clube”, Maionezi lançou vários singles e DJ QAP tem colado com a rapaziada do Pulse 011. Recentemente Bomba produziu e rimou na faixa “Levada Segura” do disco póstumo de Sabotage. SP Funk ainda faz alguns shows, mas bom mesmo seria se eles voltarem a soltar músicas inéditas.

https://www.youtube.com/watch?v=2R_UNu4OX4A&list=PLF7D633AA13C2EB59

Quem também participou do cd póstumo do Sabota foi o Lakers do Código Fatal. Código Fatal que lançou seu último trampo em 2005, o “$onhar Não Custa”. Lakers, B.A. e DJ Bola, criadores de clássicos como “É o respeito que Prevalece”.

Da Guedes lançou um DVD no final de 2008 e depois disso um EP em 2013. Consciência Humana soltou o último álbum, o “Firma Forte”, também em 2013.

https://www.youtube.com/watch?v=q5NVNaqdy8k

Formada por P.MC, DJ Deco Murphy e Suave, o grupo icônico Jigaboo lançou o último disco, “O Quadrilatero: Quem Esteve Lá Sabe”, em 2003. Ano passado P.MC em entrevista ao Programa Freestyle relembrou os tempos de parceria com DJ Deco e a formação do grupo. E também em 2016 Suave apareceu num cypher pesadíssimo com o 0800 Crew.

[su_spoiler title=”LEIA TAMBÉM” open=”yes” style=”simple” icon=”plus-circle”]

Se Dogão sozinho é mau, imagina acompanhado? Suave (Jigaboo) volta a ativa em cypher com a 0800 Crew

[/su_spoiler]

E o Costa a Costa, será que lança algo novo? Depois da mixtape de 2007 “Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa”, Don L e Nego Gallo estão em excelente carreiras solo.

Quem chegou a anunciar o fim em 2016 foi o Consciência X Atual. Uma semana após a nota no Facebook, WFY divulgou um vídeo onde diz que o CXA não acabou e continua na ativa. O último CD do grupo foi o “Honra Ao Mérito” de 2010.

Se hoje em dia temos espaço nas grandes mídias, temos as nossas próprias mídias, se estamos ganhando prêmios, reconhecimento, é por causa de artistas como estes. Não foi por causa de um mano específico que o Rap chegou onde chegou. Hip Hop é um movimento, é coletivo. É por causa de grupos como Comando DMC, Faces do Subúrbio, Clã Nordestino, DMN, Conexão do Morro, que existem rimadores atualmente.