Depois de quatro etapas que atravessaram o estado anfitrião do Duelo Nacional de Mcs e oito que atravessaram o país, neste domingo obtivemos o campeão brasiliense Sid.
Após 4 edições da maior competição de freestyle do Brasil, o Duelo de Mcs deste domingo obteve uma disputa acirrada entre os MCs Sid (Distrito Federal), Samurai (Rio de Janeiro), Th (São Paulo), Tai (Pernambuco), Vieira (Acre), Nicolas Walter (Rio Grande do Sul), Black (Bahia), César (Espírito Santo) e Big Léo (Minas Gerais), que se enfrentaram no viaduto mais cultural do Brasil com rimas improvisadas pelo prêmio de 5 mil reais.
O Duelo Nacional de Mcs, que hoje é a maior competição de freestyle do país, é fundamentado pelo coletivo Família de Rua, que vem trabalhando de forma incisiva no cenário do Hip Hop mineiro desde 2007.
O campeonato Nacional teve sua primeira edição em 2012, e ocorre todos os anos no mês de novembro.
O evento foi um grande show de cultura e, além de contar com a participação dos DJs Junin Bumbep e LB, intervenções dos grafiteiros Krol e Testa, contou com os shows de Thiago Elniño, Negra Lud, Família de Rua entre outras participações nos intervalos das batalhas.
O mestre de cerimônia foi ninguém menos que Douglas Din, bicampeão nacional do Duelo de MCs.
Em alguns momentos de claro envolvimento com a situação, Douglas Din deu alguns papos retos para o público que lotou o viaduto Santa Tereza —sendo a estimativa de 8mil pessoas presentes— sobre entender a situação dos Mcs que se enfrentavam e pedindo respeito para os que tiveram peito pra representar seu estado.
Para finalizar o barulhento e energizado viaduto Santa Tereza, que em nenhum momento ao longo evento deixou a energia cair, Mc Marechal compareceu ao palco e falou sobre a importância do Duelo de Mcs para o Brasil e para a cultura como um todo.
Assista a final:
[ytp_video source=”-NcY5GQZRzI”]